13 de dezembro de 2011

A DESPEDIDA DE MONSENHOR ASSIS

Fieis e religiosos de diversas partes do Estado se concentram agora na Catedral Metropolitana do Natal, para as últimas homenagens ao Monsenhor Francisco de Assis Pereira, que faleceu na manhã de hoje (13), vítima de câncer de garganta. Neste momento, o padre Lucilo Machado celebra a primeira missa que marca a despedida do religioso.
Aldair DantasFieis se despediram do Monsenhor na Catedral Metropolitana na tarde desta terça-feiraFieis se despediram do Monsenhor na Catedral Metropolitana na tarde desta terça-feira

Monsenhor Assis tinha 76 anos e atuou junto as paróquias de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis; da Sagrada Família, nas Rocas, e de São João Batista, em Lagoa Seca.  Dedicou parte da vida a formação de religiosos como professor do Seminário São Pedro e atuou como postulador da beatificação dos mártires de Cunhaú e Uruaçu. "Ele foi o braço forte do processo de beatificação dos mártires de Cunhaú e Uruaçu", disse o arcebispo Dom Matias Patrício de Macedo.
Ordenado sacerdote em 13 de abril de 1958, estudou em Roma, onde fez doutorado em Filosofia e em Teologia. Ao longo da vida escreveu e acumulou vasto acervo, tendo publicado apenas dois livros, um sobre a história os Protomártires do Brasil e outro sobre o Beato Mateus Moreira, patrono dos Ministros da Eucaristia. Também foi professor da UFRN. "Era um intelectual, homem reservado, mais conhecido pelo dom da escrita, do que da oratória", disse a sobrinha, a irmã Vilma  Lúcia de Oliveira.
Atualmente, como postulador romano da Santa Sé junto às Congregação das Causas dos Santos,   se dedicava à investigação e organização de documentação histórica em três processos de beatificação encaminhados à Roma, o de Dom Frei Vital Maria Gonçalves de Oliveira (Olinda - PE), Padre José Antônio de Maria Ibiapina (Guarabira-PB) e a reabilitação do padre Cícero do Juazeiro. Em âmbito local, investigava a história de santidade do padre João Maria e do Cônego Monte.
Logo mais às 19h, uma segunda celebração será feita por Dom Jaime Vieira, bispo de Campina Grande. O velório prosseguirá durante toda a noite.,
A missa de corpo presente será celebrada pelo arcebispo Dom Matias Patrício de Macedo, a partir das 8h de amanhã, dia 14. Cerca de  25 sacerdotes são esperados para concelebração. O sepultamento ocorrerá em seguida,  no Cemitério Vila Flor, na BR 304.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.