27 de dezembro de 2011

A DESPEDIDA DE UM LÍDER RELIGIOSO

A Igreja Católica do Rio Grande do Norte despede-se de Dom Matias Patrício de Macedo como Arcebispo da Arquidiocese de Natal. É que todas as quartas-feiras o Vaticano anuncia as mudanças que serão feitas nas paróquias em todos os lugares do mundo, e desde abril, quando o religioso completou 75 anos, Dom Matias espera uma resposta do Papa Bento 16 apontando o nome do seu substituto. Conforme o Direito Canônico, que norteia as leis da Igreja Católica, o bispo é convidado a renunciar ao seu cargo aos 75 anos. O arcebispo foi rápido para informar ao Vaticano sobre sua aposentadoria da administração da Diocese, mas o Papa parece não ter pressa na indicação do seu sucessor.

Dom Matias Patrício de Macêdo completará oito anos à frente da Arquidiocese em janeiro próximo. Foto: Dom Matias Patrício de Macêdo completará oito anos à frente da Arquidiocese em janeiro próximo
A carta foi enviada ao Papa no dia 14 de abril deste ano, data do aniversário de Dom Matias. "Eu aguardo uma resposta do Papa Bento 16. O que não tem tempo determinado para acontecer", explicou o arcebispo. Dom Matias não está totalmente sem resposta, de forma resumida, o documento recebidodo Vaticano indiretamente pediu calma ao religioso, que continua exercendo suas funções normalmente. Até mesmo quando deixar a administração da Arquidiocese de Natal, ele pretende continuar com as missas e demais atividades. "Estou tranquilo com essa mudança. Isso era uma situação prevista, eu sempre soube que deixaria de ser arcebispo quando tivesse 75 anos", declarou.

Em janeiro, Dom Matias tem mais um aniversário: oito anos a frente da Arquidiocese. Antes de chegar à capital potiguar, o bispo estava atuando em Campina Grande. Ele explica que necessariamente o novo arcebispo não precisa ter nascido no Rio Grande do Norte. É necessário apenas ser bispo e ter experiência de Diocese. Dom Matias é natural de Santana dos Matos, mas foi criado em Angicos, e só chegou a Natal por volta dos 13 anos, após o convite de um vigário de sua cidade para entrar no Seminário São Pedro. O adolescente não aceitou o convite imediatamente. De forma estratégica, para saber como era a vida em um Seminário, ele incentivou um amigoa se matricular e só depois veio para a capital.

"A minha família era muito simples [a mãe teve 16 filhos] e meu pai via no filho mais velho um ajudante. Ele chegou a conversar com o padre porque ele não tinha condições de arcar com as despesas", disse o arcebispo sobre o posicionamento contrário do pai a sua opção de estudar em Natal. O filho de uma dona de casa com um pequeno comerciante lembra que estudar na capital era algo para os ricos. A sua saída do lar foi considerada um prejuízo financeiro pelo pai, já que o filho mais velho não poderia ajudar no comércio.

Dom Matias diz que com o tempo o pai ficou orgulhoso da sua decisão e que o restante da família nunca se mostrou contrária. "Depois ele falava para todo mundo do filho que era padre", contou sorrindo o religioso. A simpatia de Dom Matias é um dos traços que chama mais atenção na sua personalidade de gente simples, humilde, ao ponto das pessoas esquecerem que estão conversando com um membro de extrema representatividade para a Igreja.

Trajetória
Matias Patrício iniciou sua trajetória ajudando ao padre da cidade de Ceará-Mirim, onde ficou por três meses, até ser nomeado para vigário de Canguaretama e Pedro Velho, mas sua história mais longa foi em Nova Cruz. Foram 22 anos atendendo o município alem de PASSA E FICA e Lagoa Dantas. Foi em Nova Cruz que Dom Matias se ordenou bispo. Depois foram 10 anos em Cajazeiras e três anos em Campina Grande, ambos municípios da Paraíba, até ser chamando para Arquidiocese de Natal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.