3 de janeiro de 2012

Pacientes do WG são transferidos para amenizar superlotação


Além da paralisação dos médicos da Coopemed, transferências se deram devido aos acidentes nas estradas no fim de semana. Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press

Com o objetivo de amenizar a superlotação no Hospital Walfredo Gurgel intensificada pelos acidentes automobilísticos registrados nas estradas e rodovias do estado nos últimos dias de 2011 e paralisação dos profissionais da Cooperativa dos Médicos do Rio Grande do norte (Coopmed), a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) resolveu transferir para outras unidades cerca de 50 pacientes que aguardavam procedimentos de alta e média complexidade. Até o final da tarde de ontem, cerca de 29 pacientes aguardavam vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Walfredo. "Eles estão entubados em setores como politrauma, reanimação e observação porque não tem espaço na UTI", garantiu o secretário estadual de saúde, Domício Arruda.

A equipe da Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur) transferiu os pacientes na tentativa de melhorar o fluxo de entrada e saida do maior hospital do estado. A transferência foi possível graças a umapelo do secretário Domício Arruda com os diretores dos hospitais que cederam as vagas, mesmo sem terem recebido o pagamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Segundo Domício, o Memorial disponibilizou ontem 26 vagas, o Ruy Pereira 20 e outras foram cedidas no Hospital Regional Deoclécio Marques em Parnamirim. "Vamos monitorar o fluxo dos pacientes e leitos disponíveis em outros hospitais do estado para evitar a superlotação no Walfredo Gurgel".

O secretário explicou que normalmente o Walfredo faz o atendimento inicial e depois esses pacientes são encaminhados para procedimentos complementares em hospitais da rede privada como Memorial e Médico Cirúrgico, credenciados via prefeitura. Contudo, devido ao atraso no repasse da prefeitura, os hospitais não estavam recebendo os pacientes como deveria. "Tivemos que conversar com os diretores e explicar a situação do Walfredo", disse.

Coopemed

Domício acrescentou que foi informado que a prefeitura fará o pagamento à Coopmed hoje de forma parcelada, entretanto, a reportagem do Diário de Natal não conseguiu confirmar a informação. Por diversas vezes tentamos falar com a secretária municipal de saúde, Maria do Perpétuo Socorro, e os três secretários adjuntos, mas não tivemos sucesso.

A assessoria de imprensa da SMS informou que o processo de pagamento foi encaminhado à Secretaria de Planejamento, Fazenda e Teconologia da Informação (Sempla) para que fosse autorizado, contudo o secretário Antônio Luna disse que o processo é da pasta da Saúde. A reportagem tentou falar com o presidente da Coopmed, Fernando Pinto, mas não obteve sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.