8 de janeiro de 2012

Walfredo Gurgel Reformulações de serviços melhoram assistência

 Uma parceria entre o Hospital Walfredo Gurgel e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) resultou na construção da sede para ensino da disciplina de Medicina de Urgência, no hall administrativo do hospital. 

Já ministradas no Walfredo Gurgel desde 2006, as aulas da disciplina não possuíam espaço definido. A obra, iniciada em junho do ano passado, deverá ser entregue até o final deste mês.

A sede contará com duas salas de aula, secretaria, coordenação, dois lavabos, biblioteca e uma sala de estar. Segundo o professor da disciplina, Henrique José da Mota, as aulas começarão ainda neste primeiro semestre, tão logo comece o período letivo de 2012 na UFRN. “A cada semestre cerca de 100 alunos cursarão essa disciplina”, contou Mota. Para ele, a maior vantagem para os alunos é a de poder aliar teoria e prática, na unidade de maior demanda de casos graves em medicina de urgência de todo o Rio Grande do Norte.

Outro setor que também recebeu melhorias foi a Endoscopia. Desde outubro passado, o serviço funciona em uma sala maior, com espaço amplo para circulação, proporcionando mais conforto para os pacientes. 
Atualmente, o serviço de endoscopia do Walfredo Gurgel atende, além da sua própria demanda, às urgências e emergências dos hospitais Deoclécio Marques de Lucena, Rui Pereira e João Machado, bem como a urgência dos hospitais Santa Catarina, Giselda Trigueiro e do Hospital da Polícia Militar, além de pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto-Atendimentos (UPAs), realizando, mensalmente, mais de 200 exames.
Já a Divisão de Nutrição teve as obras da nova Unidade de Alimentação e Nutrição retomadas. O projeto, que conta, no momento, com três câmaras frigoríficas, área de recebimento de gêneros, local para lavagem de bandejas e louças, irá dispor também de um novo e maior refeitório com espaço para mais de 100 lugares, cozinha, dispensa, banheiros e vestuários, sala administrativa, entre outros espaços. A construção foi reiniciada com a atual gestão do hospital e tem previsão de entrega em maio.
A Unidade de Tratamento Intensivo Bernadete também foi ampliada. Transferida, no último mês de novembro, para as duas alas que anteriormente abrigavam a Unidade de Transferência, seus 10 leitos e todos os equipamentos, como respiradores e monitores, foram melhor distribuídos e os funcionários passaram a dispor de mais espaço para circulação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.