1 de fevereiro de 2012

Ataques de Hackers a bancos brasileiros. SERÁ QUE ESTAMOS SEGUROS?



Internet


Reproataques realizados aos sites de instituições bancárias não possuem como objetivo roubar informações ou explorar outras falhas de segurança, apenas chamar a atenção para questões de ativismo do grupo.Os hackers também divulgou um vídeo na internet com mais detalhes e informações sobre os ataques e o grupo.Em entrevista à Folha, o grupo ainda afirmou que é composto por sete integrantes com idade entre 25 e 35 anos e que parte deles são profissionais do setor de tecnologia.


Eles se definem como ativistas e ressaltaram que seus ataques são para chamar a atenção da população para a “corrupção e a podridão da política nacional”.
O grupo também afirmou que ao contrário da maioria dos ataques conhecidos, onde hackers espalham softwares maliciosos em diversas máquinas da internet para deflagrarem suas ações, eles utilizam poucos computadores, mas com poder de processamento semelhante aos servidores dos grandes bancos.
Ainda segundo eles, a série de ataques batizada de #OpWeeksPayment realizados nesta semana foi planejada com antecedência e deve continuar.
Na segunda-feira o site do Itaú foi o primeiro alvo dos ataques e chegou a ficar com o site fora do ar durante diversos momentos do dia.
Nesta terça-feira um novo ataque deixou o site do Bradesco indisponível e com lentidão durante boa parte do dia. Em nota os dois bancos confirmaram a indisponibildiade de seus sites, mas não informara os motivos dos problemas.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) afirmou por meio de nota que as instituições financeiras têm “mecanismos e contingências capazes de inibir eventuais ataques como os supostamente seriam tentados contra os bancos”.
A entidade também criticou os ataques que, se bem sucedidos, “atingiriam e prejudicariam a população que utiliza os serviços eletrônicos para obter informações e realizar transações bancárias”.
O grupo tem utilizado de uma técnica de ataques de negação distribuída de serviço, o DDOS (um acrônimo em inglês para Distributed Denial of Service), que consiste em bombardear um servidor com pedidos de acesso para um site até que ele atinja o limite de sua capacidade e fique indisponível.
Segundo especialistas em segurança da informação ouvidos pela Folha, este tipo de ataque não oferece grandes riscos a segurança de dados armazenados, mas deve ser acompanhado com atenção para evitar que este ataque seja um disfarce para que os hackers tentem outras formas de ataques e invasões ao servidor alvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.