18 de fevereiro de 2012

Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens anima Ponta Negra



O tradicional bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens abriu o carnaval em Ponta Negra na tarde deste sábado (18). O bloco homenageou o boneco Jaraguá, personagem folclórico do boi de reis. Além disso, vários bonecos, feitos pelo artista plástico João Natal, desfilaram pelas ruas de Ponta Negra.

O show de abertura ficou por conta da banda Perfume de Gardênia em um palco montado na praça. Depois, o bloco caminhou até o Ponto Sete, próximo ao Praia Shopping, sendo animado por bandas de frevo e o conjunto Pau e Lata, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Esse é o oitavo ano em que o bloco desfila pela região animando os foliões e é organizado por Hugo Manso, João Natal e Iracema Araújo.Também contou com a participação do atual diretor da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (Minc), Sérgio Mamberti, o Tio Victor do Castelo Rá-Tim-Bum.

 

Bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens homenageou este ano o Jaraguá.

Bonecos retrataram cultura nordestina. Ao todo são 16 gigantes: ao lado do poeta, do careca, da bruxa e do lobisomem, estarão o Jaraguá, a Catirina, o Mateus, a cobra (lenda da lagoa de Extremoz), Edmar e seis galantes. 

A maioria deles foi concebida pelo artista plástico João Natal, que tem mais de 20 anos de experiência e exposições famosas pelo centenário de Câmara Cascudo. Merece destaque o boneco Edmar Viana, pela sua semelhança com o fundador do bloco, chargista já falecido.

Bloco começou por acaso há oito anos, em uma mesa de bar, Viana e um grupo de amigos apaixonados pelo período momesco criaram o bloco. O objetivo era animar o bairro, Ponta Negra, carente de movimentação nesses dias. A ideia foi tomando corpo e agregando mais gente, até ser incorporada ao calendário oficial do período festivo da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.