23 de abril de 2012

Governadora se reune com Prefitos de 139 Municipios

A governadora Rosalba participa nesta manhã de uma reunião com Prefeitos de 139 Municípios do estado do Rio Grande do Norte que estão com estado de emergência decretado. O assunto principal do encontro será a seca que aflige os Municípios. Representando Passa e Fica PEPEU que concedeu entrevista nas primeiras horas da manhã ao Radialista Rafael San direto da CAERN ao lado do Engenheiro João Alberto, que é o responsável pela REGIONAL SUL que atende as Cidades desta região, falaram sobre a dimensão do problema , as responsabilidades e as soluções que a companhia esta implantando como a tentativa de conscientizar os usuários na economia da água, segundo João Alberto a colocação de hidrômetros pode fazer com que se reduza o consumo uma vez que a previsão é que esta seja a pior seca dos últimos 30 anos, esta participação do representante da companhia mostrou que a solução para este problema esta sendo uma preocupação não só da responsável a CAERN, mas também pela insistente preocupação e cobranças de Prefeitos como PEPEU e a imprensa que tem cobrado um esforço maior da companhia de águas. Apos a entrevista PEPEU e outros 138 Prefeitos se dirigiram ao encontro da Governadora para tratar da SECA, após esta reunião Rosalba viaja para outra reunião desta vez com Governadores e a Presidenta Dilma para traçar soluções para os estados atingidos pela SECA. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil  (CEDEC), órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), em parceria com a Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) , através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN), realizam nesta segunda-feira (23), uma reunião com os 139 municípios do Rio Grande do Norte que se encontram em situação de emergência por causa da estiagem. O evento será realizado no Praia mar Hotel. Em Ponta Negra, a partir das 8h.
O objetivo do evento é elaborar uma estratégia de ação para a convivência com a estiagem e prestar assessoramento aos prefeitos para a criação das comissões municipais de Defesa Civil.
Por meio de oficinas, a Defesa Civil Estadual orientará os municípios sobre criação e regularização das Coordenadorias de Defesa Civil Municipal (Comdec), bem como das documentações necessárias para o processo de decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública e aquisição do Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC). No período da manhã, apartir das 8h, a Defesa Civil e a Emater coordenam oficinas com os seguintes temas: "Legislação do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil", "Procedimentos para Decretação de Situação de Emergência" e "Estratégias de ATER para a convivência com a seca". Já no período da tarde, a partir das 14h, os temas serão "Orientações sobre o Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC)" e "Providências a serem tomadas pelos municípios frente à situação de emergência".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.