21 de abril de 2012

TODOS OS DETALHES DO CRIME EM RIACHÃO PB


RIACHÃO-PB. PM elucida bárbaro homicídio. Dois foram presos.

Momento em que  os  acusados  chegavam a delegacia


 O crime

Josuel Ramos dos Santos, de 53 anos de idade, foi morto a pedradas na noite do Domingo - 15 Março - na localidade conhecida como Quixaba, em Riachão.

O crime bárbaro chocou toda a população da região.  Michel Jackson, como era conhecido a vítima, não tinha antecedentes criminais e, embora não fosse do município, era querido por muitos.

Sempre descontraído e brincalhão com todos, Michael Jacson foi vítima da violência que campeia nos dias atuais. A vítima foi morto impiedosamente. O motivo do crime foi fútil. Pura banalidade.

Prisão de acusados

Após o homicídio, a polícia Militar da 3ª Cia./Araruna, passou a buscar informações com populares que pudessem levar a desvendar o crime. Com informações em mãos se deu início as investigações e quatro pessoas passaram a ser apontadas como sendo autores do bárbaro homicídio. Na manhã da sexta-feira – 20 de Março – o Capitão PM Silva Ferreira, comandante da 3ª Companhia, comandou as buscas e chegou a três, dos quatros suspeitos. 

Edvânio Jacinto Cunha, conhecido como Vando, 36 anos de idade; Edivanildo Pompílio da cunha, 30 anos, vulgo Catemba; ambos residentes no Conjunto Ernani Moura e o menor de idade F.M.C., de 17 anos, residente na Quixaba; todos em Riachão, foram levados para a delegacia em Araruna para serem ouvidos pelo delegado de polícia, Dr. Danilo. O quarto suspeito, João Batista da Costa, não foi encontrado pela polícia.

O menor de idade, narrou com precisão o que ocorreu naquela noite; confessou que estava presente na cena do crime e apontou Vando, Catemba e Batista como sendo autores do assassinato. 

Menor de idade
Enquanto os acusados eram ouvidos pela Polícia Civil, o Capitão PM Silva Ferreira, orientado pelo Dr. Danilo, entrou em contato com o Dr. Ricardo Brito, Juiz de Direito da Comarca de Araruna, que tomando conhecimento do depoimento do menor de idade, envolvido no crime, decretou a preventiva de Vando e do Catemba que foram conduzidos para a cadeia pública de Araruna, onde aguardarão a decisão da Justiça. O menor após ser ouvido, foi liberado. 

Vando e Catemba negam a acusação e dizem ser inocentes. 

Detalhes crime

Tarde de domingo, 15 de Março de 2012. Cobria um evento festivo na casa de um pré-candidato a prefeito naquela cidade. Em minha frente um homem de estatura baixa e cor escura, de boné e vestes simples, dançava como quem dança nas nuvens. Descontraia o ambiente e alegrava os que ali estavam. Não sabia o seu nome, mas me divertia com suas palhaçadas. Todos se divertiam.

Não passei muito tempo ali, mas fiquei o suficiente para memorizar o rosto daquele alegre homem que só na segunda-feira (16), descobriria que se tratava de Michael Jackson.

Noite de domingo. Michael Jackson já estava em casa, mas resolveu sair para a Rua. Sua esposa teria lhe pedido para ficar em casa, mas não foi atendida, e sem um beijo de despedida ou um abraço de adeus, Josuel saiu para nunca mais voltar.

Passavam das 20 horas, quando Josuel chegou a um bar onde alguns homens que saiam de uma partida de futebol ingeriam bebida alcoólica. Já apresentando visíveis sinais de embriaguês Michael Jackson pediu a um homem, identificado como Vando, uma dose da bebida. Vando teria lhe dado a bebida, mas teria alertado para que ele deixasse o local, caso contrário seria agredido. A vítima atendeu o alerta, se afastou do homem, mas não deixou o local. Um outro homem que bebia  com Vando, identificado pelo menor de idade, como sendo Batista, teria se aproximado da vítima e lhe dado uma ‘rasteira’ que o derrubou. A vítima teria se levantado e tomado o destino de sua casa. Foi nesse momento que Batista teria chamado os outros três envolvidos no crime para seguir, cercar e matar o Michael Jackson. O plano foi colocado em prática.

Cercado pelos criminosos, Michael Jacson não teve como escapar da emboscada. O menor contou que Batista lhe deu um golpe, tipo gravata, no pescoço da vítima e tentou sufoca-lo. A vítima tentava escapar do golpe, tentava pedir socorro. Já quase desmaiado, Michael Jackson foi Jogado ao chão e golpeado por socos e pontapés. 

Os gritos de socorro podiam ser ouvidos a distância. A frase “não me mate”, misturada aos gritos de dores, era repetida incansavelmente. Para adiantar o processo da morte, a vítima foi apedrejada na cabeça até que tivesse parte da massa cefálica exposta e os criminosos tivessem a certeza de que Josuel Ramos dos Santos, o Michael Jackson, estava de  fato, morto.

Um silêncio passou a imperar naquele local ermo. Os gritos cessaram; pedidos de socorros deixaram de ser ecoados. Estendido ao chão estava mais uma vítima da violência desenfreada que insiste em campear nos dias atuais.

Ao Capitão PM Silva Ferreira e seus comandados, em nome da população riachãoense, os parabéns pelo bom serviço prestado aos que mais precisam de  segurança; os homens de bem.

Por Júnior Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.