23 de maio de 2012

Xuxa quer ser santa, mas seu passado não deixa


xuxaDivulgação
Veja as polêmicas de Xuxa
Xuxa com roupa transparente na capa de disco infantil nos anos 80
Publicidade
O depoimento de Xuxa ao Fantástico, no último domingo (20), continua dando pano para a manga. A repercussão foi gigantesca e já há até especialistas falando que sua declaração sobre abuso sexual é benéfica para o combate a este problema. Pode ser que sim, mas nem todo mundo comprou essa história ainda.

Vendo os comentários das pessoas sobre Xuxa no blog do André Forastieri, a gente percebe que nem todo mundo é tão ingênuo quanto a apresentadora quer parecer. Alguns exemplos:
Bizarrice faz de Xuxa o nosso Michael Jackson

- Fiquei "xocada " com tudo isso. Mulher louca!!!! Vai pirar cabecinha de muita seguidora incondicional dessa irresponsável.

- Foi a maior farsa que ouvi falar na minha vida, de uma pessoa chamada Xuxa, mentirosa e dissimulada. É porque a Globo manipula todos, é que ela está em baixa, e precisa de audiência e patrocinadores. Pensando bem acho que ela comprou o horário para ter o péssimo programa dela.

Enfim, assim como esses, há outros comentários revoltados. Há também quem apoie a Xuxa e detone o colunista do R7. Mas realmente não dá para discordar do André. Xuxa já fez de tudo nessa vida para alcançar a fama. Não mediu esforços e nos anos 80 era um verdadeiro furacão sexual. Qualquer coisa, estava lá ela de roupas minúsculas, posando nua - ou quase - para revistas como Playboy, Status, EleEla e Manchete.

Mais tarde, quando conseguiu seu programa de TV, Xuxa ajudou a erotizar a infância de muita gente, com suas roupas curtas e paquitas no auge da forma. Deu origem a uma geração de "loiras de sucesso" como Carla Perez e seus subprodutos. Nada, absolutamente nada disso justifica, valida em hipótese alguma qualquer tipo de abuso, de forma nenhuma. O que se discute é por que agora, por que em cadeia nacional esse "show da vida"?

E Xuxa quer esconder esse passado, que é reprovável segundo seus próprios parâmetros. Ela proíbe que se mostre fotos suas na Playboy e também tirou de circulação o filme Amor, Estranho Amor, no qual seduz um garoto de 14 anos. Como é que a Justiça concede algo assim? As obras existem, Xuxa assinou contratos aceitando participar e não foi forçada a nada. Como é que fica, por exemplo, Walter Hugo Khouri, diretor do filme? Ele  ou sua família  não tem o direito de exibir algo que criou? Bizarro.
A apresentadora já ganhou milhões e milhões ao longo de sua vida profissional e qual sua grande contribuição para a cultura, digamos? Zero. Nenhuma. Não tem uma música boa, não é uma grande cantora ou dançarina. Vai entender a idolatria das pessoas em relação a ela.

Xuxa vem agora mostrar o seu lado frágil e tira proveito disso para voltar com muita força à mídia, num momento em que está totalmente em baixa na TV. Obviamente que a questão do abuso tem de ser combatida e que ela foi uma vítima, mas há maneiras e maneiras de se fazer isso. O jeito que ela e o Fantástico escolherem parece ter sido a maneira mais fácil.

*Odair Braz Junior é crítico do R7 e suas opiniões não refletem necessariamente as do portal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.