18 de junho de 2012

Rosalba comenta dificuldades e reprovação de seu governo


A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) comentou hoje pela primeira vez, desde que pesquisas revelaram a alto grau de rejeição do natalense à sua administração, que ultrapassa o índice de reprovação de 76%, como vê esse quadro.

Em entrevista ao Jornal 96, a democrata atribuiu a má avaliação às dificuldades que atribuiu a seus antecessores e comentou ainda que ações articula contra o quadro, além de falar sobre política.

Má avaliação

Rosalba atribuiu a reprovação de seu governo à falta de credibilidade que o Rio Grande do Norte. Segundo ela, esse quadro foi deixado por seus antecessores, conforme comentou ao citar calotes:

"Compraram ambulâncias e não pagaram. Quando fomos abrir licitação, fomos impedidos pela Ford e Fiat, que alegaram que o Governo do RN comprara ambulâncias em 2008 e ainda não tinha pagado. Nós estamos pagando", disse.

Ela ainda comentou que "Muita coisa ainda tem a ser feita. Todos sabem a situação difícil com que peguei o Estado. Num minuto se destruiu tudo. Reconstruir é difícil. Estamos fazendo uma reconstrução. O Estado não tinha capacidade nenhuma de fazer financiamento, e hoje já pode contratar linhas de créditos para o fomento do desenvolvimento".

Saúde

Sobre a saúde, a governadora não negou o quadro de dificuldades e anunciou a expansão de leitos de retaguardas no Hospital João Machado, Onofre Lopes e Santa Catarina. A falta de medicamentos da Unicat, segundo ela, tem sido contornada com os fornecedores, com o quais a gestão anterior, disse ela, deixou dívidas pendentes.

Sobre o novo hospital de Natal, Rosalba prometeu para os próximos dias um edital de Parceria Público-Privada para o equipamento, que deverá ser erguido no entorno do prolongamento da Avenida Prudente de Morais.

Educação

A governadora anunciou a implantação de um sistema informatizado que, aplicado em princípio em Natal e região metropolitana, poderá dar conta do perfil de todas as escolas do Rio Grande do Norte, revelando demandas necessárias para investimentos. O sistema foi desenvolvido pela UFRN.

Ainda nessa seara, Rosalba comentou que o governo conseguiu detectar e evitar desperdício de dinheiro público na folha da Secretaria de Educação, ao serem detectados servidores que já morreram, mas que continuavam recebendo o dinheiro. Outro censo diz respeito a funcionários fantasmas que foram identificados fora de suas atribuições, e serão chamados para sala de aula.

Segurança

Sobre o sistema prisional do RN, a governadora também anunciou que pretende apelar a parcerias com a iniciativa privada, a exemplo do que já acontece, e que tem dado certo, nos estados da Bahia e Espírito Santo.

Segundo ela, a titularidade da Secretaria de Justiça e Cidadania vai ser assumida pelo policial federal Kércio Pinto, que já foi liberado pela PF para assumir essa atribuição.

Caixa 2

Rosalba negou a existência de um caixa 2 em sua campanha para o Senado em 2006, suspeita levantada por ocasião de vazamentos de áudios entre pessoas de seu círculo íntimo, incluindo seu marido, Carlos Augusto Rosado.

Ela advertiu que todas as contas de campanha foram aprovadas pela Justiça Eleitoral, e que, por isso, o assunto "não merece resposta e não tenho medo quanto a isso. Se houvesse suspeita, meus adversários teriam levado isso à frente naquela época", disse a democrata".

Influência do marido

A governadora Rosalba Ciarlini insinuou que quem se dá ao trabalho de comentar que é seu marido, Carlos Augusto Rosado, quem manda no governo é porque não tem um casamento feliz.

"Talvez alguém que não tenha tido um casamento como o meu, de harmonia e cumplicidade. Criamos uma família da qual eu tenho orgulho", disse.

Ela questionou ainda: "Se eu peço conselho aos ex-governadores Garibaldi e José Agripino, por que não posso fazer o mesmo com meu marido, um experiente político?". Rosalba, por fim, vaticinou que, em que pese os conselhos que pede, as decisões finais são dela.

Eleições em Natal e Mossoró

Em Natal, Rosalba disse que acompanharia a decisão do partido, o DEM, que poderá indicar o vice de Rogério Marinho. Já em Mossoró, ela citou seu exemplo, quando concorreu à prefeitura da cidade, para apostar que a candidata do grupo governista, vereadora Cláudia Regina, dará a volta por cima. Atualmente, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) lidera as intenções de votos.

Robinson Faria

Questionada como encara a declaração do vice-governador, de que seu governo não tem planejamento, Rosalba riu bastante, para depois comentar: "Não merece nem resposta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.