3 de julho de 2012

Bandidos atacam terminais em São José de Mipibu

adriano abreuA população de São José de Mipibu - Região Metropolitana de Natal - acordou assustada. Durante a madrugada desta terça-feira (3), uma forte explosão foi ouvida e levou muita gente para a pracinha da cidade para ver o que ocorria. Ali perto, na agência do Banco do Brasil, dois terminais eletrônicos ficaram completamente destruídos e outros três foram danificados em razão de uma ataque de uma quadrilha que atuou na cidade. A ação criminosa forçou o deslocamento da polícia ao local, mas nenhum responsável foi encontrado.
De acordo com informações da Polícia Militar, as explosões ocorreram por volta das 3h da madrugada. Seis homens encapuzados e portando armas de grosso calibre chegaram à cidade em um veículo do modelo Corolla de cor prata, segundo informações de testemunhas repassadas à PM. A partir daí, estouraram a porta de vidro da entrada com um tiro de espingarda calibre 12 e prepararam os explosivos.
"Suspeitamos que a quadrilha tenha usado dinamite demais. Acredito que não tenham experiência nesses ataques e colocaram de forma desordenada", informou o sargento Francisco Souza, do Batalhão de Operações Especiais (Bope). O sargento esclareceu que a maioria das ocorrências dessa natureza ocorrem com as tradicionais bananas de dinamite, que tem grande poder de explosão.adriano abreu
Dos sete terminais eletrônicos da unidade, cinco ficaram danificados. Dentre eles, dois foram totalmente destruídos e a polícia suspeita que os bandidos tenham conseguido levar uma quantia de dinheiro não revelada. O local que abrigava a agência, um imóvel de dois andares, ficou parcialmente destruído. O teto de gesso desabou, as portas de vidro estouraram e as estruturas de madeira e plástico ficaram completamente danificadas.

O Instituto Técnico-científico de Polícia (Itep) esteve na cena do crime para realização de perícia que deve subsidiar investigações da polícia. A Divisão Especializada em Investigações e Combate ao Crime Organizado (Deicor) é o departamento da Polícia Civil responsável pela condução de inquérito sobre crimes dessa natureza.

Chamada falsa

Com um efetivo médio diário de três policiais militares, as forças de segurança pública de São José  de Mipibu não foram capazes de deter a ação da quadrilha. Não tiveram oportunidade, sequer, de atender o chamado a tempo. Instantes antes da explosão, os policiais se deslocaram para o distrito de Mendes, a cerca de 20 quilômetros do centro de São José. Lá, ouve o chamado de que estaria ocorrendo um roubo de gado e a polícia tentava flagrar a ação e combatê-la.

A PM desconfia, no entanto, de que a chamada tenha sido falsa e uma forma de despistar a ação policial de enfrentar a quadrilha que atacaria a agência. "Foi uma astúcia dos bandidos para despistar a PM. A chamada era falsa e tirou a polícia da cidade", afirmou o tenente Moisés, oficial de operações do 3º Batalhão - responsável pelo patrulhamento da região.

Ataques recorrentes

Esse é o sexto caso de ataque contra terminais de agências bancárias nos últimos três meses; as explosões e ataques com maçaricos já ocorreram em 12 pontos do Rio Grande do Norte ao longo de 2012. Dentre o padrão identificado pelos números levantados, percebe-se que a maioria dos ataques tem ocorrido no interior do Estado. Os bandos aproveitam a fragilidade da polícia, que em muitos municípios não contam com efetivo da Polícia Civil e com frágil estrutura da Polícia Militar, para sediar os ataques. Na região Metropolitana da capital, ocorreram quatro ataques - um em Parnamirim, um em São José, um no bairro das Quintas e outro no Alecrim. Municípios como Montanhas, Baraúna, Mossoró, Boa Saúde, Serra Negra do Norte, São Miguel do Gostoso e Santa Maria já assistiram a episódios criminosos dessa natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.