13 de agosto de 2012

Idoso se engasga em churrascaria e é salvo COM FACA E CANETA

Idoso passa bem depois do susto no almoço do Dia dos Pais (Foto: Jean Schwarz/Agência RBS)
Idoso passa bem depois do susto no almoço do Dia dos Pais
Um atendimento de emergência em meio ao almoço em uma churrascaria do Bairro Floresta, em Porto Alegre, no domingo (12), impressionou funcionários e clientes que comemoravam o Dia dos Pais reunidos em família. Um idoso de 81 anos se engasgou e contou com a ajuda de um médico, que almoçava no mesmo local, para reagir. O profissional usou uma faca e uma caneta para fazer uma traqueostomia.
 Passava das 12h quando o aposentado José Fernando Pires chegou à churrascaria, acompanhado da mulher e da filha, como mostra a reportagem do Jornal do Almoço (veja o vídeo). Ao garçom, pediu um filé com fritas. Quando estava no fim da refeição, o inesperado aconteceu. Ele se engasgou com o último pedaço de carne que havia no prato. "Era maiorzinho, e trancou. Me lembro só da falta de ar", conta o idoso.
 Ao perceber que o cliente passava mal, o proprietário da churrascaria pediu que um médico que estava no local ajudasse com o atendimento de urgência. "Já tinha mais gente na volta, tentaram pegar ele por trás para ver se saía (o pedaço de carne). Em seguida o doutor tomou uma atitude que salvou a vida de uma pessoa", lembra o proprietário Jorge Aita.
Após receber a autorização da família para fazer uma traqueostomia, o médico agiu. "Peguei a faca que estava na mesa dele e ainda não havia sido usada, dessas de serrinha, e fiz uma pequena incisão. Quando introduzi a ponta da faca na traqueia, ele já começou a respirar", explica o cirurgião-geral Luciano Bastos Moreira. O médico cortou cerca de 2cm do pescoço de José Fernando e inseriu a caneta para deixar o ar passar.
Já em casa com a mulher, nesta segunda-feira (13), e com um curativo no pescoço, José Fernando lembrava os momentos de aflição que passou no almoço de domingo. "Diz a patroa que eu fiquei roxo, cinza", conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.