8 de agosto de 2012

PT e PMDB lançam Henrique Alves para presidente da Câmara

Partidos ratificaram acordo para PMDB assumir comando da Casa em 2013.
Vice da República, peemedebista Michel Temer fechou acordo com PT.


O líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), que negou 'chantagem' da Câmara sobre o Executivo (Foto: Beto Oliveira/Agência Câmara)
O deputado Henrique Eduardo Alves (RN) (Foto:
Beto Oliveira/Agência Câmara)
PT e PMDB ratificaram nesta quarta-feira (8) o acordo de rodízio dos partidos no comando da Câmara e lançaram o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), atual líder da bancada do partido, como candidato a presidente da Casa em 2013.
Reunidos no Congresso Nacional, na sala da presidência do PMDB, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), e o presidente nacional do PT, Rui Falcão, reafirmaram o acordo firmado em 2010, segundo o qual os deputados petistas apoiariam o candidato escolhido pelo PMDB para conduzir a Casa em 2013.
Desse modo, o PMDB comandará em 2013 tanto o Senado quanto a Câmara. No Senado, o regimento exige que a presidência seja ocupada pelo partido com a maior bancada - no caso, o PMDB.
“Entendemos que era importante reafirmar esse compromisso. O PT é um partido que tem palavra. Acho que é um fato importante acabar com qualquer especulação. Espero que essa aliança fique mais firme e mais forte. Essa parceria entre o PT e o PMDB faz o Brasil avançar”, afirmou Rui Falcão.
Em discurso, o vice-presidente Michel Temer confirmou que Henrique Eduardo Alves é o nome escolhido pelo partido para disputar o comando da Câmara.
Líderes de PT e PMDB reunidos na Câmara dos Deputados (Foto: Nathalia Passarinho / G1)Líderes de PT e PMDB reunidos na Câmara dos Deputados (Foto: Nathalia Passarinho / G1)
“O Henrique é o nosso candidato à presidência da Câmara, não tem como esconder esse fato. Ele tem a experiência de 11 mandatos”, disse.
Segundo Temer, a ratificação do acordo fortalece a aliança entre PT e PMDB. “Quando você tem um acordo, você cumpre. Como havia uma ou outra palavra que ensejava dúvida, o próprio Rui Falcão propôs colocar um ponto final e ratificar publicamente o combinado. É um momento de nova declaração da integração do PT e do PMDB, num projeto que deu certo e está dando certo”, afirmou o vice-presidente.
Henrique Eduardo Alves afirmou que pedirá “respeitosamente” o apoio a cada um dos 513 deputados. “Isso aqui é apenas o começo de uma grande caminhada.”, disse.
Também presente ao evento, o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), disse acreditar que Alves substituirá com sucesso o atual presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS).
“Estamos satisfeitos de termos Henrique Eduardo Alves como candidato à presidência da Câmara. É uma pessoa de fácil acesso que vai substituir muito bem o presidente Marco Maia”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.