1 de dezembro de 2012

Começa hoje campanha de vacinação antirrábica

A campanha estadual de vacinação antirrábica se inicia neste sábado (01), o objetivo é evitar a proliferação da doença. Em PASSA E FICA o local de vacinação é o PSF do bairro Bela Vista das 8 às 17 horas, para que todos os animais domésticos sejam vacinados.

Um pouco mais sobre a doença

A raiva, também conhecida como hidrofobia, é causada pelo vírus da família Rhabdovirus e atinge todos os mamíferos. Ela pode acontecer a partir de três ciclos, que são: urbano, rural, aéreo, silvestre ou terrestre.

Doença apresenta evolução rápida e a letalidade ocorre em, aproximadamente, todos os casos. No ser humano, os sintomas aparecem 30 a 50 dias após o contágio, que são: paralisia dos membros inferiores, sensação de mal-estar, febre, salivação intensa e contrações intensas na região da garganta.

Nos animais, eles podem apresentar inquietação, mudanças no latido, salivação abundante, mudanças na alimentação e paralisia nas patas traseiras. 

São cerca de 60.000 mortes por ano são registradas em decorrência da raiva, sobretudo, nos países da África e da Ásia. Na América Latina as medidas de controle desenvolvidas pelos países reduziram a incidência da raiva no homem para menos de 100 casos por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.