30 de janeiro de 2013

Café em excesso pode gerar glaucoma


Compostos encontrados na bebida podem aumentar pressão dentro do globo ocular
    Agência Estado
Getty ImagesMais de três xícaras de café por dia pode provocar cegueira
O café voltou a ficar em baixa depois de ter sido alçado como aliado no combate a doenças cardíacas, derrames e diabetes.
Recente pesquisa, publicada no jornal "Investigative Ophthalmology & Visual Science" aconselha a redução do consumo da bebida. Segundo o estudo americano, quem bebe mais de três xícaras de café por dia pode vir a sofrer perda de visão, já que quantidades moderadas da bebida podem levar ao desenvolvimento do glaucoma.
A doença ocular se dá quando os tubos de drenagem no interior dos olhos começam a ficar obstruídos, impedindo que o fluido seja drenado adequadamente aos olhos e fazendo com que a pressão aumente, causando dano ao nervo óptico.
Este nervo liga o olho ao cérebro, e as fibras nervosas da retina (tecido nervoso sensível à luz que reveste a parte posterior do olho).
Pesquisadores, do "Brigham and Women's Hospital", em Boston, sugerem que os compostos encontrados no café podem aumentar a pressão dentro do globo ocular, causando uma alteração na visão, conhecida como síndrome de esfoliação, que pode levar ao glaucoma.
Para chegar a essa conclusão a pesquisa avaliou mais de 120 mil pessoas, acima dos 40 anos e que não são portadoras de glaucoma no Reino Unido e nos EUA.
Os participantes responderam a questionários sobre o consumo da bebida e seus prontuários médicos foram verificados para analisar o histórico de glaucoma.
Os que bebiam mais de três xícaras de café por dia apresentaram maior risco de desenvolver doenças relacionadas à visão do que as pessoas que não fazem consumo da bebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.