24 de janeiro de 2013

Jornal espanhol paralisa distribuição por foto falsa de Chávez entubado


ReproduçãoO periódico também retirou a imagem da sua edição digital, onde, segundo aponta em comunicado, teria permanecido por aproximadamente meia hora
O diário espanhol El País decidiu paralisar a distribuição da edição desta quinta-feira (24) por conta de uma foto que mostrava um homem entubado em uma cama de hospital e que uma agência de notícias fornecera ao periódico afirmando que se tratava do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
O periódico também retirou a imagem da sua edição digital, onde, segundo aponta em comunicado, teria permanecido por aproximadamente meia hora.
No texto que acompanhava a foto, o El País informava que não havia conseguido verificar de forma independente as circunstâncias, o local e a data da imagem.
Após constatar que a foto oferecida não correspondia a Chávez, o periódico espanhol "paralisou a distribuição de sua edição impressa e procedeu a enviar uma nova edição aos pontos de venda".

A imagem teria sido tirada de um vídeo do YouTube que mostra um paciente com uma doença hormonal sendo entubado
A foto foi fornecida ao El País pela agência de notícias Gtres Online, afirmando que se tratava de Hugo Chávez, explica o jornal em uma nota publicada em seu site.
O ministro da Informação da Venezuela, Ernesto Villegas, explicou através do Twitter que a foto é proveniente do vídeo de uma cirurgia de outra pessoa (um paciente com acromegalia, uma doença hormonal), tirada do YouTube. A foto, comentou Villegas em outro tweet, é "tão grotesca quanto falsa".
"O incidente pode fazer com que a edição impressa do jornal com a data de hoje, quinta-feira, 24 de janeiro, não esteja disponível em algumas bancas, tanto na Espanha quanto no exterior", advertiu o El País.
O presidente venezuelano encontra-se hospitalizado há sete semanas em Cuba depois de ter sido operado por um câncer na zona pélvica. Não apareceu em público ou fez declarações desde então, alimentando especulações sobre seu estado de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.