9 de fevereiro de 2013

Galo ocupa ruas, rio, prédios e camarotes do centro do Recife



Bloco tem percurso total de 5 km e desfile terminou por volta das 19h.
Artistas locais receberam convidados nos trios e mistura deu mais que certo.

Tema do Galo da Madrugada deste ano é "O Rio São Francisco deságua no mar do frevo" (Foto: Reprodução / TV Globo)
Percurso do Galo da Madrugada ficou todo lotado, nos cinco quilômetros do percurso. 
(Foto: Reprodução / TV Globo)
O Galo da Madrugada começa quando os foliões chegam, são eles que “acordam” e dão vida à maior agremiação carnavalesca do mundo, segundo o Guiness Book. Este ano, o desfile, no Sábado de Zé Pereira, caiu no Dia do Frevo. Por volta das 7h já tinha gente fantasiada circulando pelos corredores do desfile, que ferveu com atrações locais e nacionais reverenciando o frevo, que ganhou o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em 2012.
Bruno Viana, 34 anos, sofreu uma lesão medular em um acidente de moto, em 2007. Desde então, precisa da cadeira de rodas. Esta é a primeira vez que sai no Galo da Madrugada.  (Foto: Luka Santos / G1 PE)Cadeirante Bruno Viana mostra que o Galo da Madrugada é 
para todos (Foto: Luka Santos / G1 PE)
 Entre os foliões que “madrugaram”, estava Bruno Viana, 34 anos. Ele sofreu uma lesão medular e precisa da cadeira de rodas para se locomover. "Acordei, me fantasiei e decidi vir sozinho mesmo, de ônibus, para quebrar paradigmas e mostrar aos outros que não dá para ficar em casa", disse.
Passistas dançavam embaixo do galo gigante, montado na Ponte Duarte Coelho, já no fim do percuso do desfile. Entre eles, a passista mais antiga em atividade do estado, Zenaide Bezerra. Aos 63 anos, ela não abre mão de desfilar. "O Dia do Frevo é o dia mais feliz do ano. Se eu pudesse escolher, teria nascido nesta data, que foi logo cair no dia do Galo", disse.
Teve gente que não esperava a hora da festa começar para começar a ganhar dinheiro, vendendo cerveja, guaraná e água. Desde cedo, o sol mostrou que ia brilhar e tirar muito suor do público. A comerciante Uberlândia da Silva passou a noite na Avenida Dantas Barreto para conseguir um bom ponto de vendas. Ela veio empurrando o carrinho cheio de bebidas. No caminho, até o pneu furou. "Eu quero vender tudo, voltar só com o isopor", disse.
Por volta das 10h, uma salva de fogos de artifício anunciou o início do desfile. Foram mais de 40 atrações em cima de 25 trios elétricos, que puxaram milhares de pessoas pelas ruas do centro do Recife. Passistas, bonecos gigantes e quatro carros alegóricos inspirados no tema deste ano, "O Rio São Francisco deságua no mar do frevo", também coloriram a folia. Por falar em rio, já é tradição a versão fluvial do Galo da Madrugada, a Galinha D'Água, formada por foliões que acompanham o bloco em barcos e lanchas pelo Rio Capibaribe.
 
A cantora Gaby Amarantos canta no Galo da Madrugada. "O que me traz aqui é o amor que esse povo tem por mim. Pernambuco é um dos lugares mais incríveis do mundo. Me sinto uma pop star, quando estou aqui. Estou em casa!" (Foto: Manoel Filho / G1)A cantora Gaby Amarantos canta no Galo da Madrugada.
(Foto: Manoel Filho / G1)
Corredor do Frevo
Logo atrás das freviocas, espécie de trio elétrico com orquestra de frevo dentro, a cantora Fafá de Belém seguia com a festa, convidada do puxador oficial do Galo, Gustavo Travassos, filho caçula de Enéas Freire, que fundou a agremiação em 1978. Gaby Amarantos era uma das atrações mais aguardadas, cantando em cima do trio de Nena Queiroga. “Pernambuco é um dos lugares mais incríveis do mundo. Me sinto uma pop star quando estou aqui”, falou a paraense.
Armandinho, com sua guitarra supersônica, foi convidado do trio do Maestro Spok, que ainda teve a participação de luxo de Carlinhos Brown. O baiano retribuiu a visita do Galo ao Arrastão, festa que ocorre no encerramento do carnaval em Salavador. Silvério Pessoa e Elba Ramalho animaram o público, em cima do trio, acompanhados pelo sanfoneiro Cezzinha, na passarela. Emilio Santiago também fez dueto com André Rio.
Luiza Possi canta no trio puxado por Gerlane Lops (Foto: Diego Moraes / G1)Luiza Possi canta no trio puxado por Gerlane Lops
(Foto: Diego Moraes / G1)
 Camarote do Galo
Para mostrar que o frevo se adapta a qualquer ritmo, o Maestro Forró, da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, convidou Marcelo D2 para fazer um dueto. Eles cantaram frevo com arranjos bem diferentes, como na música "Tô Doidão" (que já é uma adaptação de um brega), da orquestra, e a música "Qual é", de D2.
A cantora Maria Gadú  também foi ao camarote e cantou com Fafá de Belém, quando o trio da paraense passou na avenida. "É o meu segundo ano, e adoro", falou Gadú. Luiza Possi foi outra convidada do espaço oficial do clube de máscara, e fez dueto com Gerlane Lops. “Estou aqui porque amo a musicalidade e a receptividade deste povo. Amo contribuir para essa alegria”, disse Possi.
O ex-BBB 13 Aslan Cabral chegou por volta das 10h30 no camarote da Globo no Galo da Madrugada. O pernambucano e tomou emprestada a coroa do Galo, majestade do carnaval, para compor o visual. Ele disse que ainda está digerindo a experiência do BBB e torce  (Foto: Luka Santos/G1)O ex-BBB 13 Aslan Cabral foi ao camarote
(Foto: Luka Santos/G1)
Camarote Globeleza
Enquanto muitos artistas animavam o público em cima dos trios, várias celebridades passaram pelo camarote Globeleza, da Globo Nordeste, na Avenida Dantas Barreto, bem em frente à Igreja de Santo Antônio. Entre eles, os ex-BBBs Aslan, Yuri e Daniel Rolim. Marcello Melo Júnior, que vive o personagem Caniço, na novela "Lado a Lado", e Fabiana Schunk, do "Zorra Total",  arrumaram um intervalo entre nas gravações para conhecer a festa. Ainda circularam no espaço vip os atores Eri Johnson, Dig Dutra e Hermila Guedes, que está grávida.
No chão, na água, das janelas dos prédios, dos camarotes... Haja lugar para caber cerca de dois milhões de foliões no desfile que tradicionalmente dá a largada ao carnaval pernambucano e deve passar facilmente das 19h, com dispersão na Rua do Sol, arrastando os mais resistentes lá da Travessa do Forte, num percusso de cinco quilômetros de muita diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.