14 de abril de 2013

RN quer vacinar mais de 500 mil pessoas contra o vírus influenza



Para isso, Secretaria Estadual de Saúde dispõe de 641.060 doses.
Campanha Nacional de Vacinação começa nesta segunda-feira (15).


Vacina está disponível em unidades e centros de saúde da cidade (Foto: Oswaldo Ceará)
Meta é vacinar 80% dos grupos elegíveis
A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que será lançada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (15), segue até o dia 26 deste mês tendo a data 20 de abril como o Dia 'D'. No Rio Grande do Norte, o público alvo da campanha é de aproximadamente 585.436 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 80% dos grupos elegíveis para a vacinação. Para isso, a Secretaria Estadual de Saúde Sesap) dispõe de 641.060 doses, que serão distribuídas para 1.746 postos fixos e volantes de vacinação.
Em Passa e Fica, Com o slogan Quem lembra da vacina se protege da gripe. População a ser vacinada: Indivíduos com 60 anos ou mais;
                                             Trabalhadores de Saúde;
                                             Crianças de 6 meses a menores de 2 anos;
                                             Gestantes;
                                             Puérperas (até 45 dias após o parto);
                                             Pacientes com doenças crônicas.
Estaremos vacinando em todos os postos, exceto no dia "D", que vacinaremos nos seguintes postos:

Posto do Bela Vista;
Posto do Terceiro Milenium;
Posto do Bairro São Pedro.  
Horário: 08h às 16h 

A população alvo é composta por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde que atuam em unidades com atendimento para a influenza, crianças na faixa etária de seis meses a dois anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade. Já para as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, será avaliado o número de doses aplicadas no período da campanha.

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Imunização, Helena Gomes Santana, "esse público foi definido devido à maior probabilidade de apresentar complicações em decorrência de um eventual acometimento pela gripe". Conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), a população alvo estimada por grupo elegível no RN é de 72.135 crianças de 6 meses a 2 anos de idade, 51.516 trabalhadores de saúde, 36.068 gestantes, 5.929 puérperas,  348.688 idosos, além de 64.980 pessoas que apresentam comorbidades e 6.120 presos do sistema carcerário do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.