7 de abril de 2013

Rosalba reafirma: “Eu voto em Dilma Rousseff para presidente da República”


Pode não ter sido após uma ampla reflexão sobre a conjuntura eleitoral do Brasil, onde o partido dela, o DEM, é um dos principais opositores da gestão do presidente Dilma Rousseff, do PT, na presidência da República. Contudo, o fato é que Rosalba Ciarlini, única governadora Democrata na atualidade, afirmou que votará em Dilma numa provável candidatura dela a reeleição em 2014.  A declaração foi dada nesta sexta-feira, em visita a cidade de Jardim do Seridó, ao lado do prefeito Padre Jocimar Dantas, do PMDB, e do vice-prefeito Dr. Anchieta Moura, do PT. Alheia a polêmica que a declaração dela, em março, de que poderia votar em Dilma caso fosse o “melhor para o Brasil”, causou, Rosalba disparou, em resposta a um popular que se dirigiu ela e disse que era fã do ex-presidente, Lula (do PT): “E eu voto em Dilma Rousseff para presidente da República”. A cena foi confirmada pelo vice-prefeito e pelo prefeito e repassada aO Jornal de Hoje por meio da assessoria de imprensa de Jardim do Seridó. Dr. Anchieta, inclusive, chegou a dizer a pessoas próximas que ela reconhece que o partido transformou o Brasil. No entanto, mais consciente do que suas declarações poderiam causar, Rosalba Ciarlini afirmou em entrevista a imprensa do Seridó que votaria em quem fosse melhor para o país, basicamente, o que já havia afirmado anteriormente.
“Eu tenho dito que eu vou votar naquele que for melhor para o Brasil”, disse. E acrescentou. “Na realidade, a presidenta Dilma tem tido um tratamento republicano e é assim que nós devemos fazer. Não há discriminação, não há nenhuma dificuldade de relacionamento por eu ser de um partido e ela de outro, todos nós estamos trabalhando pelo povo e é isso que nos une”, ponderou.  É importante lembrar que foi com essa mera possibilidade de votar em Dilma que a governadora, aparentemente, desagradou um de seus maiores aliados políticos no Rio Grande do Norte, o senador José Agripino, que é presidente nacional do DEM e um dos maiores opositores da gestão federal. Em entrevista aO Jornal de Hoje, inclusive, Agripino evitou comentar a tal possibilidade, e despistou: “Não vi (a declaração), não vi. Pergunta a ela”. Enquanto isso, para os petistas, nada de satisfação com a possibilidade de Rosalba se unir aos apoiadores da reeleição da presidente.
“Ninguém quer o apoio de Rosalba, quanto mais o PT. Não existe essa possibilidade. É mais uma medida para tirar voto da presidente do que algo bem intencionado. Parece até aquele anúncio de Micarla de Sousa (ex-prefeita), que na ‘hora H’ anunciou o apoio a Carlos Eduardo Alves (atual prefeito) para tirar voto dele (na eleição para Prefeitura de Natal em 2012)”, avaliou o vereador Fernando Lucena, uma das lideranças petistas do Estado. Há quem analise que, precisando da liberação de recursos para obras importantes para o Rio Grande do Norte, deixar a possibilidade de votar em Dilma em suspense, seria uma estratégia de Rosalba para não permitir que a discussão política atrapalhe uma parceria administrativa.  Porém, para Fernando Lucena, nem mesmo essa hipótese pode ser considerada. “Não existe isso. Dilma sabe quem é Rosalba e a avaliação que a população tem do Governo dela aqui no Estado”, garantiu analisou Lucena, ressaltando que se Rosalba quiser mesmo votar em Dilma, “vai lá e vote, mas não precisa dizer a ninguém”.
No interior, governadora também inaugura banco e responsabiliza gestão passada por obra parada
Nem só de polêmicas declarações políticas foi marcada a visita de Rosalba Ciarlini aos municípios de Jardim do Seridó (onde falou que votaria em Dilma) e Jardim de Piranhas. Nessas cidades, a governadora também participou da inauguração de uma agência do Banco do Brasil e responsabilizou a gestão passada, dos ex-governadores Wilma de Faria e Iberê Ferreira, ambos do PSB, por atraso em obra de mercado público.
Em Jardim de Piranhas, na inauguração da primeira agência do BB na cidade, Rosalba ficou ao lado do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, que recentemente deu declarações nada animadoras a respeito do futuro da gestão estadual, e do deputado Federal João Maia.
No evento, a governadora Rosalba Ciarlini prometeu que fará um levantamento junto a Secretaria de Estado da Infraestrutura da real situação do ginásio poliesportivo da cidade, que desabou em função de fortes chuvas. A gestora confirmou que será analisada a atual estrutura e construída uma nova praça para garantir a prática de diversas modalidades aos cidadãos de Jardim de Piranhas.
O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, falou que a agência do banco se constituiu “em uma justiça, uma vez que o município é um pólo econômico e representa uma cidade onde se gera emprego e renda, que contribuiu para o desenvolvimento direto do Rio Grande do Norte”.
Já em Jardim do Seridó, Rosalba Ciarlini atendeu a um convite do prefeito Padre Jocimar Dantas (PMDB) e foi conhecer o Açougue Público e o Mercado Publico Municipal. Este último encontra-se com as obras paradas há mais de três anos e por se tratar de uma realização do Governo do Estado, o prefeito fez questão de mostrar in loco como se encontra a situação.
Porém, antes de chegarem ao local, a governadora foi cobrada por um popular que, com um cartaz na mão, cobrou da “governadora dê notícias da obra do Mercado Público!”. Rosalba Ciarlini não fez vista grossa e respondeu ao mesmo os motivos porque a obra se encontra paralisada, o que vem prejudicando os comerciantes jardinenses e a população de modo geral.
Segundo a governadora, quando assumiu o Governo do Estado precisava liberar outra parcela de recursos para essa obra, mas a Caixa Econômica Federal não iria liberar porque a gestão passada deixou de prestar contas e estava inadimplente, entre uma série de questões burocráticas. “Inclusive, esta obra estava sendo investigada pelo Tribunal de Contas da União”, disse Rosalba Ciarlini.
No entanto, durante seu discurso aos presentes após visitar a obra, Rosalba anunciou que o seu governo já conseguiu ultrapassar esses gargalos. “Na próxima segunda-feira, Padre Jocimar vai estar em Natal, onde visitará os órgãos competentes para começar os trâmites da liberação dos recursos, para que finalmente esta obra possa ser concluída e eu vim aqui inaugurar juntamente com o prefeito e a população”, concluiu a governadora.
É importante lembrar que a gestão anterior do Governo do Estado, da atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, e de Iberê Ferreira, ambos do PSB, encerraram-se em 2010, ou seja, há quase três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.