6 de abril de 2013

Seca no RN põe 80% dos municípios em situação de emergência


Nos últimos meses, temos mostrado, no Jornal Nacional, os problemas causados pela mais longa seca em décadas no Nordeste. No Rio Grande do Norte, a situação é muito grave. Quinhentas mil pessoas sofrem com a falta de água; 80% dos municípios estão em situação de emergência.
A situação é parecida em quase todo o estado. O cinza tomou conta da paisagem. Dos 167 municípios, apenas 23 não decretaram estado de emergência.Equador, a 270 quilômetros de Natal, fica em uma das regiões mais afetadas.
"Não é mais emergência. É caos", comenta Noilde Sabino, prefeita de Equador.
A situação é tão grave que é possível caminhar pelo reservatório que até outubro do ano passado abastecia todo o município de Equador. Hoje, os cerca de seis mil habitantes das zonas rural e urbana só sobrevivem com a pouca água que chega por meio de carros pipa.

São seis carros para abastecer toda a cidade. “Tem que chegar umas cinco horas pra botar os baldes na fila e esperar ele chegar pra pegar água, Quem pegar, pegou, quem não pegar vai embora sem água", conta a empregada doméstica Flávia Aparecida dos Santos.
 
A pouca água que tem não atende às necessidades básicas. “Faz muito tempo que não tomo banho de chuveiro”, conta uma moradora.

Na zona rural, a escassez gera um problema a mais. As famílias não têm de onde tirar o sustento. Manter o rebanho vivo está cada vez mais difícil. “Só está andando porque tem que andar mesmo. Mas não é uma situação que você diga que vai prosperar. Não vai", diz o agricultor Edimilson Araújo.
A ração que ele comprou com ajuda de um empréstimo, só dá para poucos dias. O gado sobrevive comendo mandacaru, uma espécie de cacto, cada vez mais difícil de encontrar na mata.

No município de Pendências, na região oeste, os moradores vivem o mesmo drama. “Ninguém pode analisar a dor de um nordestino que perde seus animais. É duro. Só quem está aqui no dia a dia sabe”, diz um agricultor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.