27 de maio de 2013

PF deflagra operação em 3 Estados contra desvio de recursos públicos



A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira, uma operação contra uma quadrilha que desviava recursos públicos de municípios do norte mineiro. Batizada de Operação Sertão-Veredas, a ação cumpre 45 mandados judiciais em municípios de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, sendo 10 mandados de busca e apreensão, 21 de sequestro de valores, bens móveis e imóveis e 14 mandados de prisão. As apurações apontam um desvio que pode superar a quantia de R$ 5 milhões.
Segundo a PF, a quadrilha investigada é formada por empresários, servidores públicos e políticos que atuavam, principalmente, nos municípios mineiros de Januária e Itacarambi. Eles são acusados de fraudar processos licitatórios, direcionando as contratações para as empresas integrantes da quadrilha. 
O grupo se beneficiava de obras públicas, em áreas diversas da construção civil, pavimentação de vias públicas, manutenção de estradas e da locação de máquinas para a limpeza urbana. A prestação de serviço não era fiscalizada, segundo a PF, e os servidores públicos envolvidos atestavam a conclusão do trabalho, mesmo estando incompleto. Para dar prosseguimento à fraude, as empresas contratadas emitiam notas fiscais frias sobre os trabalhos não executados corretamente. 
A PF concluiu que a verba desviada era aplicada em bens, móveis e imóveis localizados em outros Estados. Os imóveis eram, geralmente, colocados em nome de outros empresários e de “laranjas”, ligados aos principais membros da quadrilha.
Com informações do Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.