26 de maio de 2013

Temas da atualidade que podem cair no Enem e vestibulares 2013/2014

'Importação' de médicos cubanos, papel do Brasil no mundo, redução da maioridade penal, legado da Copa e tragédia de Santa Maria são apostas

Raquel Carneiro
Estudantes realizam o Enem (Exame Nacional de Ensino
Estudantes realizam o Enem (Exame Nacional de Ensino - Paulo Libert/AE
Acompanhar os assuntos que fazem parte do cotidiano no Brasil e no mundo é uma tarefa indispensável aos estudantes que pretendem obter um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova não tem uma seção dedicada a atualidades, mas exige que os candidatos demonstrem que o conhecimento aprendido nos bancos escolares se relaciona com uma percepção clara da realidade. "Tanto a redação quanto os testes costumam abordar questões importantes e atuais, seja no Brasil ou no mundo", explica Rui Alves Gomes de Sá, diretor pedagógico do curso Pré-Enem, da Abril Educação.
De olho nessa característica da prova, VEJA.com vai ouvir, até as vésperas das provas, professores especialistas na avaliação federal. Eles vão indicar os assunto da atualidade que, com maior ou menor probabilidade, podem ser cobrados. Não se trata, é claro, de apontar fatos ocorridos semanas antes da prova, mas de identificar os temas contemporâneos cuja relevância perdura por meses e até anos.

Os temas apresentados na lista a seguir são acompanhados de um breve texto de explicação. Além disso, cada um deles possui links para reportagens de VEJA.com que ajudam a explicar os assuntos. Assim, o tema "Papel do Brasil no mundo" oferece a leitura de reportagem sobre a eleição do brasileiro Roberto Azevêdo para o posto de diretor-regal da OMC, enquanto o tema "Legado da Copa de 2014" mostra textos sobre atrasos na construção dos estádios de futebol e assim por diante. Boa preparação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.