24 de julho de 2013

PP trabalha para eleger 2 estaduais e 1 federal no RN

O presidente do PP, vereador Rafael Motta, informou na manhã de hoje que vai se reunir com os filiados para decidir sobre os rumos do partido nas eleições do próximo ano, que segundo ele, deverá ser uma posição consensual dentro da legenda. “Mesmo sendo presidente do PP, entendo que qualquer decisão tem quer ser democrática, ouvindo a todos indistintamente. Considero-me um liderado dos filiados do Partido Progressista”, disse o presidente, acrescentando ser recomendação da Executiva Nacional intensificar o trabalho de reestruturação e interiorização da legenda para que sejam conseguidos resultados satisfatórios na eleição de 2014, quando segundo Rafael Motta, o PP pretende eleger 2 ou 3 deputados estaduais e 1 deputado federal.
Questionado sobre o processo sucessório estadual, Rafael Motta entende no momento só existem indefinições e que a tendência é a consolidação de nomes somente no início do próximo ano com a efetivação de novas alianças e coligações. “Atualmente, é tudo uma incógnita”, observa o vereador, no exercício do seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Natal. Instado a falar sobre a possibilidade de partidos com maior representatividade como PMDB, PSB, DEM e PSD, que têm pretensões de disputar o Governo do Estado em 2014, o vereador Rafael Motta fez uma análise sucinta, lembrando não ter elementos concretos por pertencer a outra legenda.
ANÁLISE DE CADA UM
Ele disse, por exemplo, que no caso do DEM, “a governadora Rosalba Ciarlini continua enfrentando dificuldades, mas poderá melhorar o seu desempenho a partir da chegada de recursos resultado do empréstimo que fez junto ao Banco Mundial. “A governadora terá que ter ousadia e racionalidade no uso dos recursos públicos”, disse ele. Sobre o PMDB, Rafael Motta lembra que o partido conta com lideranças importantes, tem acesso ao Governo Federal, mas existe muitos questionamentos internamente que ainda não foram solucionados. No caso do PSB, ele constata a existência de um grande apelo popular aliado ao carisma da vice-prefeita, Wilma de Faria, no entanto, ainda não existe definição sobre uma possível candidatura da ex-governadora ao Governo do Estado, enquanto o PSD, tem o vice-governador, Robinson Faria, que se comporta como pré-candidato a governador.
Vereador apoia manifestações, mas é contra a violência nas ruas
“O povo brasileiro tem o direito de manifestar-se, desde que não haja violência nem depredação do patrimônio público ou privado”, disse o vereador Rafael Motta, mostrando-se favorável ao movimento reivindicatório, que no seu entendimento provocou avanços consideráveis para a sociedade, principalmente, no caso de Natal, com relação a redução da tarifa e da licitação para exploração dos transportes públicos. “Temos que apoiar o movimento e condenar a presença de pessoas que participam dos eventos mascarados para promover a desordem”, ressalta o vereador.
Rafael Motta entende também, que os movimentos sociais estão servindo para apressar os trabalhos para que seja feita pelo menos uma mini-reforma política com itens considerados importantes para melhorar o processo político/eleitoral do País. Ele cita por exemplo, o financiamento público de campanha, o voto distrital e a coincidência de datas para das eleições para evitar desperdício de dinheiro público. “Não podemos mais conviver com um sistema cheio de vícios e distorções”, disse o presidente do PP, que deverá ser candidato a deputado federal em 2014.
FATOR DILMA
Mesmo com o seu partido participando da base aliada de Dilma Rousseffa, o vereador Rafael Motta, entende que houve um nivelamento entre todos os potenciais candidatos à presidência da República, e que o PT não conta mais com a hegemonia entre os demais partidos. “Ficou tudo igual”, constata o vereador, citando os nomes de Marina Silva (Sustentabilidade) e Eduardo Campos (PSB) como lideranças políticas emergentes que podem surpreender na próxima eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.