25 de setembro de 2013

Na Escola Mun. Gov. Mario Covas ALUNOS E PROFESSORES DESENVOLVEM PROJETO VOLTADO A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Com o objetivo de conscientizar o alunado sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas às situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa, alunos, professores, direção e funcionários se uniram na Semana Nacional do Transito e desenvolveram uma série de atividades voltadas a conscientização e Educação para convivência harmoniosa no transito. Nessa quarta feira "25" foi o dia do encerramento e as atividades desenvolvidas em cada sala de aula foi mostrada para o grande grupo no patio da Escola. As lições aprendidas pelos alunos devem ser um aprendizado para os futuros motoristas e motociclistas e a longo prazo devera refletir de forma positiva na Educação e na consciência de cada um dos que participaram. Aqui parabenizamos a Escola pela iniciativa louvável uma vez que ações como essa podem contribuir muito com a diminuição da violência no transito e esperamos que esse exemplo seja seguido por outras escolas. ACOMPANHE AS AÇÕES DO ULTIMO DIA DO PROJETO:











PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSA E FICA – RN
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR MÁRIO COVAS
PROJETO: TRÂNSITO É COISA SÉRIA
CONHEÇA O PROJETO NA INTEGRA CLICANDO EM "MAIS INFORMAÇÕES" A BAIXO

I.                   APRESENTAÇÃO
Pelo menos uma ou duas vezes ao dia, as crianças são companheiras de viagem em um veículo, uma vez que, algumas, costumam ser transportadas nos trajetos casa-escola e escola-casa. Além disso, existem outras atividades na rotina dos pequenos, tais como: consultas ao médico/dentista, acompanhamento especial, passeios, etc.  Assim, torna-se importante conscientizar as crianças a partir dos anos iniciais do processo escolar a respeito das Leis de Trânsito. Como toda a educação, para ser realmente eficiente deve ser iniciada na infância, sendo a escola o lugar mais indicado para ensinar o devido comportamento no trânsito.
Todos os anos o DETRAN (Departamento de Trânsito) de todos os estados fazem campanhas de educação junto aos pedestres e motoristas na Semana do Trânsito, assim como distribuem material informativo e realizam eventos sobre o assunto. Tradicionalmente, a educação de crianças e adolescentes para o trânsito enfatiza a redução de acidentes, através da adoção de abordagens pedagógicas comportamentais e cognitivistas. Dessa forma, a Escola Mul. Gov. Mário Covas, pretende que o ensino das regras de trânsito e das consequências legais da sua inobservância sejam suficientes para modelar o comportamento dos alunos. A escola tem papel preponderante na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante na formação de cidadãos conscientes e críticos.
Assim, propomos esse projeto “Trânsito é coisa séria”, seguindo diversos exemplos positivos existentes em todo país, que trata da inclusão desse tema em suas práticas educativas servindo como um canal de informações e formação para as nossas crianças e adolescentes.
II.                OBJETIVO GERAL
Conscientizar o alunado sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas às situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.
III.             OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas;
  • Conhecer locais de risco para brincadeiras; 
  • Demonstrar atitude solidária frente a situações ocorridas no trânsito, no que tange habilidades importantes à segurança do pedestre e do próprio passageiro;
  •  Saber reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito;
  •  Conscientizar sobre a relevância dos primeiros socorros;
  •  Desenvolver a atenção e a percepção, aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito;
  • Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo, humildade etc.
IV.             PROBLEMATIZAÇÃO
         Posso andar no trânsito sem observá-lo e sem prestar atenção?


V.                 JUSTIFICATIVA
O Projeto “Trânsito é coisa séria” pretende “contribuir efetivamente na prevenção, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos. Também tem como meta levar ao entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas” (Bogue et al., 2008).
VI. CONTEÚDO A SER TRABALHADO EM SALA DE AULA
A)     LINGUA PORTUGUESA

·         Leitura de textos sobre trânsito,
·          Interpretação de placas de trânsito com os seus significados,
·         Música e interpretação.
·         Caça palavras
·         Leitura e comentários de coleções de livros que abordem o tema (ex. cartunista Ziraldo)
·         Interpretação de textos jornalísticos que tratam o trânsito da cidade;

     B) MATEMÁTICA
·         Análise de dados estatísticos sobre frota de veículos e número de acidentes;
·         Cálculo das multas de transito e taxas cobradas pelo DETRAN.
C) GEOGRAFIA
·   O trânsito urbano, rural e nas grandes cidades;
·  Estudo de mapas rodoviários espaço das vias urbanas (regionais);
·  Estudo de mapas de rodovias (da nossa região) e estradas vicinais,
·  Conhecimento das leis que regulamenta e normatizam os espaços.
D) HISTÓRIA
·  História dos meios de transporte;
·  Origem e aspectos das profissões ligadas ao trânsito.
E) CIÊNCIAS/ MEIO AMBIENTE

·      Primeiros socorros;
·      Poluição do Ar;

·         Aquecimento Global;
·         Combustíveis fósseis e biocombustíveis

           F) ARTES

·      Pintura e recorte;
·         Composição de músicas e paródias;
·         Cores dos semáforos;
·         Organização de teatros e dramatizações;
·         Desenhos de faixas educativas;

·         Desenhos charges; mapas e maquetes;
·          Recortes e confecção de meios de transportes com utilização de materiais recicláveis.


Obs: Informamos também que o corpo docente terá liberdade para trabalhar esse Projeto de forma a potencializar os resultados. Dessa forma, os professores podem usar os seus conhecimentos e usar vivências práticas para adaptar conhecimentos e sugerir modificações, sempre buscando a formação plena dos alunos. Querendo enriquecer suas aulas e trabalhos, os professores poderão agendar palestras com profissionais ligados à segurança no trânsito juntamente com a direção, como por exemplo: (1) dos órgãos responsáveis pelo trânsito, (2) profissionais de saúde, e (3) Polícia Militar.

VII.           METODOLOGIA/CRONOGRAMA
O projeto envolve a participação de alunos, docentes e toda comunidade que compõe a Escola Municipal Governador Mário Covas no segmento de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, através de aulas expositivas, oficinas, palestras e apresentação de trabalhos na culminância que será realizada no dia 25/09/13.

VIII.       CRONOGRAMA
Para que o projeto possa se desenvolver de forma satisfatória serão necessárias pelo menos oito dias letivos, sendo que a culminância do projeto deve acontecer por ocasião da Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro).

IX.             RECURSOS MATERIAIS
Nesse tópico apresentamos alguns dos recursos básicos necessários para a execução do “Projeto Trânsito é coisa séria.”
A)    MATERIAL DIDÁTICO

Resma de papel A4,
Cartolinas e papel crepom,
Tesouras, cola branca e fita adesiva,
Pincel atômico,
Pincel para pintura,
Tinta guache,
Caixas de lápis de cor,
Caneta hidrocor,
Revistas, jornais, gibis e folhetinhos,
etc.



B) MATERIAL DE APOIO

Aparelho de DVD,
TV tela plana,
Filmes de DVD,
Aparelho de som portátil,
CD's diversos,
Máquina fotográfica digital.
Caixas de som



X.                 AVALIAÇÃO

          A avaliação do “Projeto Trânsito é coisa séria” se dará durante os dias 18 a 25 de setembro durante as atividades do processo pedagógico, de maneira que os profissionais de educação e demais colaboradores possam obter informações e dados indicativos do aprendizado que pode ser medido através da participação, interesse, entusiasmo e desenvolvimento das práticas em “Classe”.

XI.              BIBLIOGRAFIA
Bogue, E.A.T.; Ferreira, M.A.S.; Silva, M.H.G. 2008. Trânsito - “Educação, Participação e Consciência”. Curso de Mídias na Educação – Ciclo Básico – Universidade Federal de Campo Grande (MS). 7p.

BRASIL. 1997. Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 24 de setembro de 1997.

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