Com o objetivo de conscientizar o alunado sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas às situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa, alunos, professores, direção e funcionários se uniram na Semana Nacional do Transito e desenvolveram uma série de atividades voltadas a conscientização e Educação para convivência harmoniosa no transito. Nessa quarta feira "25" foi o dia do encerramento e as atividades desenvolvidas em cada sala de aula foi mostrada para o grande grupo no patio da Escola. As lições aprendidas pelos alunos devem ser um aprendizado para os futuros motoristas e motociclistas e a longo prazo devera refletir de forma positiva na Educação e na consciência de cada um dos que participaram. Aqui parabenizamos a Escola pela iniciativa louvável uma vez que ações como essa podem contribuir muito com a diminuição da violência no transito e esperamos que esse exemplo seja seguido por outras escolas. ACOMPANHE AS AÇÕES DO ULTIMO DIA DO PROJETO:
PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSA E
FICA – RN
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR MÁRIO
COVAS
PROJETO: TRÂNSITO É COISA SÉRIA
CONHEÇA O PROJETO NA INTEGRA CLICANDO EM "MAIS INFORMAÇÕES" A BAIXO
I.
APRESENTAÇÃO
Pelo menos uma ou duas
vezes ao dia, as crianças são companheiras de viagem em um veículo,
uma vez que, algumas, costumam ser transportadas nos
trajetos casa-escola e escola-casa. Além disso, existem
outras atividades na rotina dos pequenos, tais como: consultas ao
médico/dentista, acompanhamento especial, passeios, etc. Assim,
torna-se importante conscientizar as crianças a partir dos anos iniciais
do processo escolar a respeito das Leis de Trânsito. Como toda a educação, para ser realmente eficiente deve ser
iniciada na infância, sendo a escola o lugar mais indicado para ensinar o devido
comportamento no trânsito.
Todos os anos o DETRAN (Departamento de Trânsito) de todos os
estados fazem campanhas de educação junto aos pedestres e motoristas na Semana
do Trânsito, assim como distribuem material informativo e realizam eventos
sobre o assunto. Tradicionalmente, a educação de crianças e adolescentes para o
trânsito enfatiza a redução de acidentes, através da adoção de abordagens
pedagógicas comportamentais e cognitivistas. Dessa forma, a Escola Mul. Gov.
Mário Covas, pretende que o ensino das regras de trânsito e das consequências
legais da sua inobservância sejam suficientes para modelar o comportamento dos
alunos. A escola tem papel preponderante na ação educativa para o trânsito
e é o espaço determinante na formação de cidadãos conscientes e críticos.
Assim, propomos esse projeto “Trânsito
é coisa séria”, seguindo diversos exemplos positivos existentes em todo país,
que trata da inclusão desse tema em suas práticas educativas servindo como um
canal de informações e formação para as nossas crianças e adolescentes.
II.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar o alunado sobre a importância de conhecer e respeitar as
regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas às situações do
cotidiano de forma lúdica e prazerosa.
III.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer as formas, cores e os significados
das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres
e demais componentes das vias públicas;
- Conhecer locais de risco
para brincadeiras;
- Demonstrar atitude solidária
frente a situações ocorridas no trânsito, no que tange habilidades
importantes à segurança do pedestre e do próprio passageiro;
- Saber reconhecer e interpretar as
principais formas de sinalização no trânsito;
- Conscientizar sobre a relevância dos
primeiros socorros;
- Desenvolver a atenção e a percepção,
aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito;
- Trabalhar as virtudes importantes na vida em
sociedade, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo,
humildade etc.
IV.
PROBLEMATIZAÇÃO
Posso andar no
trânsito sem observá-lo e sem prestar atenção?
V.
JUSTIFICATIVA
O Projeto “Trânsito é coisa séria” pretende “contribuir efetivamente na
prevenção, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e
conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços
rurais e urbanos. Também tem como meta levar ao entendimento dos educandos, a
importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento
de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e
indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os
bons hábitos e as atitudes adequadas” (Bogue et al., 2008).
VI. CONTEÚDO A SER TRABALHADO EM SALA DE AULA
A)
LINGUA
PORTUGUESA
·
Leitura de textos sobre
trânsito,
·
Interpretação de placas de trânsito com os
seus significados,
·
Música e interpretação.
·
Caça palavras
·
Leitura e comentários de coleções de
livros que abordem o tema (ex. cartunista Ziraldo)
·
Interpretação de textos jornalísticos
que tratam o trânsito da cidade;
B) MATEMÁTICA
·
Análise de dados estatísticos sobre
frota de veículos e número de acidentes;
·
Cálculo das multas de transito e taxas
cobradas pelo DETRAN.
C) GEOGRAFIA
· O trânsito urbano, rural e nas grandes cidades;
· Estudo de mapas
rodoviários espaço das vias urbanas (regionais);
· Estudo de mapas de
rodovias (da nossa região) e estradas vicinais,
· Conhecimento das leis
que regulamenta e normatizam os espaços.
D) HISTÓRIA
· História dos meios de
transporte;
· Origem e aspectos das
profissões ligadas ao trânsito.
E) CIÊNCIAS/ MEIO AMBIENTE
·
Primeiros socorros;
·
Poluição do Ar;
·
Combustíveis fósseis e biocombustíveis
F) ARTES
·
Pintura e recorte;
·
Composição de músicas e paródias;
·
Cores dos semáforos;
·
Organização de teatros e dramatizações;
·
Desenhos de faixas educativas;
·
Desenhos charges; mapas e maquetes;
·
Recortes e confecção de meios de
transportes com utilização de materiais recicláveis.
Obs: Informamos também que
o corpo docente terá liberdade para trabalhar esse Projeto de forma a
potencializar os resultados. Dessa forma, os professores podem usar os seus
conhecimentos e usar vivências práticas para adaptar conhecimentos e sugerir
modificações, sempre buscando a formação plena dos alunos. Querendo enriquecer
suas aulas e trabalhos, os professores poderão agendar palestras com
profissionais ligados à segurança no trânsito juntamente com a direção, como
por exemplo: (1) dos órgãos responsáveis pelo trânsito, (2) profissionais de saúde,
e (3) Polícia Militar.
VII.
METODOLOGIA/CRONOGRAMA
O projeto envolve a participação de alunos, docentes e toda comunidade
que compõe a Escola Municipal Governador Mário Covas no segmento de 1º ao 5º
ano do Ensino Fundamental, através de aulas expositivas, oficinas, palestras e
apresentação de trabalhos na culminância que será realizada no dia 25/09/13.
VIII. CRONOGRAMA
Para que o projeto possa se desenvolver de forma
satisfatória serão necessárias pelo menos oito dias letivos, sendo que a
culminância do projeto deve acontecer por ocasião da Semana Nacional do
Trânsito (18 a 25 de setembro).
IX.
RECURSOS MATERIAIS
Nesse tópico apresentamos alguns dos recursos
básicos necessários para a execução do “Projeto Trânsito é coisa séria.”
A)
MATERIAL DIDÁTICO
Resma de papel A4,
Cartolinas e papel crepom,
Tesouras, cola branca e fita adesiva,
Pincel atômico,
Pincel para pintura,
Tinta guache,
Caixas de lápis de cor,
Caneta hidrocor,
Revistas, jornais, gibis e folhetinhos,
etc.
Cartolinas e papel crepom,
Tesouras, cola branca e fita adesiva,
Pincel atômico,
Pincel para pintura,
Tinta guache,
Caixas de lápis de cor,
Caneta hidrocor,
Revistas, jornais, gibis e folhetinhos,
etc.
B) MATERIAL DE APOIO
Aparelho de DVD,
TV tela plana,
Filmes de DVD,
Aparelho de som portátil,
CD's diversos,
Máquina fotográfica digital.
TV tela plana,
Filmes de DVD,
Aparelho de som portátil,
CD's diversos,
Máquina fotográfica digital.
Caixas de som
X.
AVALIAÇÃO
A
avaliação do “Projeto Trânsito é coisa séria” se dará durante os dias 18 a 25
de setembro durante as atividades do processo pedagógico, de maneira que os
profissionais de educação e demais colaboradores possam obter informações e
dados indicativos do aprendizado que pode ser medido através da participação,
interesse, entusiasmo e desenvolvimento das práticas em “Classe”.
XI.
BIBLIOGRAFIA
Bogue, E.A.T.; Ferreira, M.A.S.; Silva, M.H.G. 2008. Trânsito - “Educação, Participação e Consciência”. Curso de Mídias na Educação – Ciclo Básico – Universidade Federal de Campo Grande (MS). 7p.
BRASIL. 1997. Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 24 de setembro de 1997.
Sites para pesquisas:
Bogue, E.A.T.; Ferreira, M.A.S.; Silva, M.H.G. 2008. Trânsito - “Educação, Participação e Consciência”. Curso de Mídias na Educação – Ciclo Básico – Universidade Federal de Campo Grande (MS). 7p.
BRASIL. 1997. Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 24 de setembro de 1997.
Sites para pesquisas:
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