26 de setembro de 2013

Servidores do Estado temem atraso no pagamento programado para iniciar amanhã


Informação de que o secretário Alber Nobrega estaria de férias foi desmentida pela assessoria de comunicação do governo. Foto: Divulgação
Informação de que o secretário Alber Nobrega estaria de férias foi desmentida pela assessoria de comunicação do governo. Foto: Divulgação
A crise financeira enfrentada pelo Rio Grande do Norte tem tirado o sono dos servidores estaduais. Devido às alegações da governadora Rosalba Ciarlini de que o RN vem sofrendo com frustração de receita, a quantidade de especulações sobre a suspensão nos pagamentos da folha de pessoal aumenta vertiginosamente a cada dia.
A mais recente dessas especulações dá conta de que o pagamento dos salários de todos os servidores, originalmente programado para amanhã (27) para os que recebem no primeiro dia, não seria efetivado. O Jornal de Hoje recebeu denúncia no final desta manhã informando que o pagamento não seria realizado, mas durante toda a manhã, diversos servidores apreensivos ligaram para este vespertino querendo saber informações sobre o possível atraso no recebimento dos salários.
A reportagem d´O Jornal de Hoje procurou o titular da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), Álber Nóbrega, para esclarecer o assunto, mas funcionários da pasta afirmaram que o secretário estaria de férias, informação desmentida pela assessoria de comunicação do governo. De acordo com a equipe de imprensa da administração estadual, Nóbrega estaria em reunião, mas uma entrevista coletiva foi marcada para às 15h de hoje. O assunto a ser tratado não foi revelado.
Diversas entidades classistas se pronunciaram sobre essa possível falta de pagamento por parte do Governo do Estado ventilada na manhã de hoje (26). A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), Fátima Cardoso, conta que, caso se confirme, esse atraso não passa de uma manobra da Governadora com o intuito de chantagear emocionalmente a população do Estado. “Rosalba está indo no mesmo caminho de Micarla, ou seja, direto para o buraco. O problema é puramente administrativo. Os recursos têm entrado normalmente, ela é que não tem capacidade para gerir o Rio Grande do Norte. Se até o dinheiro do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] foi depositado, o que ela vai alegar para não honrar os compromissos conosco?”, questiona.
Já Simone Dutra, representante do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde/RN), ameaça paralisação, caso as especulações se confirmem. “Se o pagamento não for feito, a classe vai parar. Temos, inclusive, uma assembleia amanhã, às 9h. O sinal de alerta está ligado”, ameaça Dutra. Já Djair Oliveira, da Polícia Civil – que já está em greve – denuncia a incoerência da atual gestão. “Tudo isso é uma grande estratégia de Rosalba Ciarlini para passar a imagem de que não tem dinheiro, mas nós sabemos que a arrecadação no Estado segue normal. Tem recurso sim, o dinheiro está entrando, o que falta é gestão”, dispara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.