14 de novembro de 2013

Briga interna entre Fernando Mineiro e Fátima Bezerra saiu do controle

Historicamente, o Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte sempre foi marcado pela divisão dos grupos liderados pela deputada federal Fátima Bezerra e pelo deputado estadual Fernando Mineiro. Essa peleja é antiga. Vem desde os primórdios da legenda em terras potiguares.

E estes grupos têm se alternado no comando dos diretórios da capital e do Estado. Ora, Mineiro comanda o diretório estadual. Ora, Fátima controla o municipal. E vice-versa. O grupo de Mineiro comanda o diretório estadual há 12 anos.
A briga política entre os dois grupos saiu do controle no último final de semana quando o PT realizou o processo de escolha dos novos diretórios estadual e municipal. 
O grupo de Fátima, encabeçado por Olavo Ataíde, não reconheceu a reeleição do atual presidente estadual do PT, Eraldo Paiva, do grupo de Mineiro.
O PT levou quatro dias para fazer o anúncio oficial da votação: 1.890 votos para Eraldo Paiva e 1.811 votos favoráveis a Olavo Ataíde.
Ataíde fala em "golpe" e manipulação dos votos. Segundo o grupo de Fátima Bezerra, o atual diretório estadual não levou em consideração a votação em pelo menos cinco municípios (Carnaúba dos Dantas, Pureza, Serra Negra do Norte, Tibau do Sul e Touros).
Já o deputado Fernando Mineiro afirma, em uma nota dura, apontou má fé e lembrou as famosas brejeiras (manipulação de votos) que marcaram as eleições dos "coronéis" do passado.
O negócio vai render muito bate-boca e muita roupa lavada em público. O grupo de Fátima Bezerra diz que vai recorrer ao diretório nacional do PT. O grupo de Mineiro lembra que qualquer recurso, primeiro, tem de ser apresentado ao diretório estadual. O impasse está firmado.
Apesar de Eraldo Paiva, atual presidente da legenda, ter comemorado a reeleição, o processo eleitoral interno do PT segue em aberto até um pronunciamento da Executiva Nacional.
A meu ver, a disputa acirrada no PT reflete o clima pré-eleitoral de 2014. Fátima Bezerra é candidata ao Senado. Mineiro já se colocou na disputa pelo Governo. O controle estadual da legenda pode ser fundamental para definir os rumos do PT nas eleições do próximo ano. Nenhum pretende abrir brecha para o azar. Nem Fátima admite não concorrer ao Senado. Nem Mineiro joga a toalha quando o assunto é o Governo. 
Fátima e Mineiro sempre brigaram para manter o controle da legenda. Mas vale ressaltar que os dois sempre estiveram juntos nas eleições. Dessa vez não vai ser diferente, Porem partindo para o senário Municipal, com quem será que os representantes do PT de Passa e Fica correligionários de José Dirceu vão ficar? Alguém ai arriscaria um palpite? por baixo dessa ponte muita água vai rolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.