23 de novembro de 2013

João Maia confirma rompimento com a gestão Rosalba Ciarlini em reunião do partido

“Na minha opinião, é um Governo que se fechou, que é muito desconfiado, que não conversa com ninguém", lamentou João Maia

Desde que o PMDB rompeu, alias, João Maia já revelava que se reuniria com o partido internamente para debater o assunto. Foto: Divulgação
Desde que o PMDB rompeu, alias, João Maia já revelava que se reuniria com o partido internamente para debater o assunto. Foto: Divulgação
Agora é oficial: o Partido da República (PR) não é mais da base aliada do Governo Rosalba Ciarlini (DEM). E o comunicado disso já foi feito à governadora e ao secretário-chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, antes mesmo da oficialização da decisão, tomada no início da tarde de hoje (22), em reunião do partido ocorrida no Versailles Recepções, em Natal. O deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, foi o autor do comunicado, durante um encontro realizado entre o parlamentar e o Governo, no início da manhã.
“Eu tomei café da manhã hoje com a governadora e com o marido dela, Carlos Augusto. Aí nós fomos conversar sobre as emendas, porque eu sou coordenador da bancada federal do RN, as emendas do Governo. Quando eu fui sair, aí eles: ‘Você já está indo embora?’. Aí eu: “Já, vou ali romper com o Governo”, narrou o deputado João Maia, antes mesmo de iniciar a reunião que confirmou a decisão do PR de romper com a gestão.
É importante lembrar que, diante disso, pelo menos, não há como a governadora fazer como fez diante do rompimento quando o PMDB, em setembro. Afinal, horas depois do comunicado peemedebista, Rosalba Ciarlini ainda negou conhecer a notícia. “Rompeu? Estou sabendo agora”, afirmou ela, quando foi entrevistada na época.
De qualquer forma, é bem verdade que a decisão do PR de romper com o Governo do Estado não é nada recente. Desde que o PMDB rompeu, alias, João Maia já revelava que se reuniria com o partido internamente para debater o assunto. No início deste mês, inclusive, a Executiva Estadual, já havia deliberado pelo rompimento com a base aliada, informando, porém, que a decisão final seria tomada somente na reunião de hoje, com todo o partido.
“Na minha opinião, é um Governo que se fechou, que é muito desconfiado, que não conversa com ninguém. E não é a toa que ele foi perdendo o PMDB, foi perdendo os partidos”, afirmou Maia. “Não estou no Governo por causa de cargo. Alias, como disse o deputado George Soares, se eu sair do governo, não tem problema nenhum, porque eu não tenho nenhum ASG no Governo. A gente estava para ajudar o Rio Grande do Norte, mas o Governo não quer ser ajudado, o que é que nós vamos fazer?”, explicou João Maia.
O deputado federal, por sinal, contou que, depois que a insatisfação geral do PR com o Governo começou a se instalar dentro do partido, ele ainda tentou conversar com a gestão. Contudo, não foi ouvido. “Não queríamos mais cargos, espaços. Só queríamos respeito. Não dá para fingir que fazemos parte do Governo se a gente não toma as decisões junto com a gestão”, explicou ele.
Apesar de dizer que não tem cargos no Governo, é bem verdade que o PR tem sim. Dois no primeiro escalão da administração estadual: Renato Fernandes, secretário estadual de Turismo; e Shirley Targino, atual secretária estadual de Assistência Social e Trabalho. Fernandes já comunicou que deixará o Governo com a oficialização da decisão. Shirley, como é indicação pessoal de Rosalba Ciarlini, que foi assessorada por ela até bem pouco tempo, pode continuar no partido.
PMDB
Com o rompimento oficializado, o PR agora fica livre para buscar um projeto para o próximo ano que não inclua, necessariamente, o apoio à possível candidatura a reeleição de Rosalba Ciarlini. Diante disso, inclusive, o deputado federal João Maia afirmou que vai conversar com os demais partidos que estão, atualmente, na oposição, para definir o rumo do PR em 2014.
“Sou uma pessoa de grupo. Eu converso com o PMDB, converso com Ricardo Motta. Não queria tomar uma decisão independente de grupo. Eu sou de grupo, não sei definir as coisas sozinho não. Inclusive, se eu definisse sozinho, não teria essa reunião com mais de mil pessoas. Eu quero ouvir as pessoas”, explicou João Maia.
O parlamentar, por sinal, não descartou a possibilidade de ser candidato a vice de uma chapa encabeçada pelo candidato do PMDB – que ainda não foi definido. Contudo, João Maia cobrou definição do grupo peemedebista. Segundo ele, não adianta ficar só nessa de “fazer o projeto”. “Tem que ter um projeto e tem que ter um nome. Quem é o nome do PMDB? Os partidos não podem ficar só esperando os peemedebistas”, cobrou João Maia.
Vale lembrar que a ligação do presidente do PR com o PMDB, principalmente com a “ala de Henrique Eduardo Alves” dentro do partido, não é nada recente. No início de 2012, João Maia chegou ao Governo do Estado, justamente, na mesma época que Henrique. A decisão de aderir à administração Rosalba Ciarlini ocorreu mesmo após, tanto Maia, quanto Alves, terem apoiado a candidatura de Iberê Ferreira em 2010.
Dois meses após a decisão do PMDB de romper oficialmente com o Governo, João Maia também segue a mesma linha e sai da base aliada, confirmando que deverão continuar juntos no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.