26 de novembro de 2013

Secretaria de Segurança Anuncia Operações em 15 dias, Passa e Fica esta incluida


Sesed anuncia operações de combate ao crime em 15 dias



Joana Lima
Secretário Aldair da Rocha diz esperar recursos para açõesSecretário Aldair da Rocha diz esperar recursos para ações

Após um fim de semana violento no Rio Grande do Norte, principalmente na capital e Grande Natal, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) anuncia que vai agir com mais veemência para a prevenção de homicídios e outros crimes dentro de 10 ou 15 dias, com operações policiais específicas, além do uso do helicóptero Potiguar 1. O Instituto Técnico-científico de Polícia do RN (Itep/RN) contabilizou 24 assassinatos entre os dias 22 e 24 de novembro, entre eles, uma chacina registrada pela Polícia Militar, na madrugada do sábado na rua João Rodrigues da Silva, no bairro de Igapó, zona Norte de Natal.

As investigações, segundo a Sesed, estão em curso pelas mãos da Polícia Civil. Mas para evitar mais uma onda de crimes como a registrada nos últimos dias, o titular da Sesed, Aldair da Rocha, adianta a realização de uma série de operações: a “Avante”, “Divisa Segura” e “Sertão Seguro”, tanto no interior quanto na capital. “Temos que melhorar o policiamento ostensivo, ou seja, por a Polícia Militar na rua, e vamos fazer a partir de agora o fortalecimento de três operações que já vinham sendo desencadeadas, mas precisavam ser fortalecidas”, declarou o secretário.

Segundo Rocha, com a chegada de R$ 5 milhões para a Segurança Pública, três operações estão prontas para serem desencadeadas. Contudo isso só deve ser feito daqui a 10 ou 15 dias, quando os recursos forem depositados nos cofres da pasta. Em Natal e nas cidades vizinhas, a Polícia Militar e a Polícia Civil, sob o comando da própria Sesed, vão atuar na Operação “Avante”, que já estaria pronta e deve usar um efetivo extra das duas corporações  para ampliar o policiamento ostensivo nas áreas consideradas de risco e reforçar as investigações de crimes.

A ideia é até duplicar o efetivo para essas ações. Mas sem possibilidade de concursos públicos, devido à Lei de Responsabilidade Fiscal, que impossibilita qualquer setor do Governo a promover certames nos próximos meses ou mesmo contratar novos servidores de concursos públicos passados, a Sesed pretende aumentar o seu pessoal por meio de diárias operacionais.

Outra operação é a “Divisa Segura”, na qual a Sesed, conjuntamente com as secretarias de segurança pública dos estados vizinhos, Ceará e Paraíba, pretende reforçar a fiscalização nas divisas potiguares, dentre elas no Município de
Passa e Fica. Além dessa fiscalizações no sentido de coibir direção perigosa e baderna no Transito com apreensão de motocicletas com canos barulhentos também devem voltar a ser feita.

A última operação que a Sesed acredita trazer mais segurança à população é a “Sertão Seguro”. A ação tem o objetivo de levar equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) para as principais cidades do interior do estado. O secretário de Segurança Pública afirma que a operação já foi feita em 2011 e 2012 e foi aprovada, porém, por falta de recursos, “perdeu a força” neste ano. Ele reiterou que todo o planejamento vai depender dos recursos de R$ 5 milhões que estão sendo destinados à pasta.

“A governadora autorizando, devem chegar nos próximos 10 ou 15 dias”, destacou Rocha, que também disse que o dinheiro deverá vir dos convênios que seriam assinados com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), mesma tática usada em agosto, quando também recursos do órgão foram utilizados para pagamento de diárias operacionais de policiais que atuassem numa força-tarefa para coibir ataques a ônibus, em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.