4 de dezembro de 2014

Estruturas físicas e trios elétricos são vistoriados pelos bombeiros minutos antes do Carnatal

Bombeiros verificaram problemas na sinalização das saídas de emergência e escadas para as arquibancadas

7io67io6
Alessandra Bernardo
As estruturas físicas do Carnatal 2014 passarão por novas inspeções pelo Corpo de Bombeiros até os últimos minutos antes do início do mais antigo carnaval fora de época do país. As medidas foram determinadas pela corporação porque foram encontradas irregularidades com relação à segurança dos foliões, como a falta de sinalização das saídas de emergências e de corrimãos nas escadarias de acesso às arquibancadas, além dos trios elétricos que participarão do evento, que ainda não foram credenciados para funcionar no Rio Grande do Norte. A expectativa dos organizadores é de 40 mil pessoas ao dia.
Segundo o chefe da Seção de Projetos dos Bombeiros, tenente Daniel Gleidson, foi feita uma ação pela manhã e outras estão previstas para ocorrerem esta tarde, até que todas as alterações necessárias para a segurança da população sejam garantidas. Ele disse ainda que, além desses detalhes essenciais, há ainda alguns documentos que não foram apresentados a tempo pela empresa organizadora do Carnatal, a Destaque Promoções.
“São vistorias preventivas, mas que a organizadora está empenhada em organizar tudo até o início da festa, hoje à noite. Por enquanto, encontramos problemas na sinalização de emergência e escadas para as arquibancadas, que devem ser providenciadas ainda nesta tarde. Além da documentação exigida para o credenciamento dos trios elétricos, que precisam ter o termo de responsabilidade técnica aprovado pelo Rio Grande do Norte”, explicou.
O tenente Christiano Couceiro afirmou que foram encontradas estruturas que não estavam descritas no projeto original, mas que já foi acertado com a organizadora para adequá-los até mais tarde. Ele lembrou ainda sobre a orientação de se evitar enfeites com material que facilite a propagação de incêndio nos camarotes e que a festa só poderá começar hoje se todos os requisitos de segurança estiverem em ordem.
“Não é nossa intenção atrasar o início da festa, como no ano passado, quando foi necessário uma série de adequações em segurança para que o evento pudesse ser consumado. Estamos trabalhando com 40 homens em um mutirão que passará a tarde desta quinta-feira (04) para que o código estadual de combate à incêndio e controle de pânico sejam cumpridos, garantindo segurança a todos que participarão do carnatal”, afirmou.
A integridade física dos participantes também será assegurada por aproximadamente 400 policiais militares que se dividirão em patrulhamento externo e interno do complexo e da área vizinha e também duas delegacias de Polícia Civil, sendo uma unidade móvel e uma fixa na Arena das Dunas. A plantão  de candelária e a Especializada em Narcóticos (Denarc) estarão atentas para flagrantes e o combate à venda de drogas durante o evento. A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) estará com o disque-denúncia 181 e o whatsapp 84 8149-9906 de prontidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.