1 de dezembro de 2014

Saúde na escola avalia quase 200 alunos em Passa e Fica

A Prefeitura Municípal de Passa e Fica, após realizar prévia triagem oftalmológica em estudantes  ao detectar algum sintoma  encaminhar a muitos deles para rigorosos exames complementares, beneficiará em média 184 alunos com óculos de grau, até o final deste mês. A doação dos equipamentos ocorre por meio do Projeto Olhar Brasil, ação do Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa do governo federal realizada em parceria com o município através das Secretarias de Educação e Saúde de Passa e Fica.
A proposta do projeto é atuar na identificação e correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública. Por isso, de acordo com as secretarias de Educação e de Saúde de Passa e Fica, responsáveis pela gestão do PSE no município, "essa é apenas a primeira turma a receber os óculos". Educandos de outras unidades da rede caso diagnosticados com problemas passarão por avaliação oftalmológica. Aqueles identificados com problemas de vista e que se encontrarem sem óculos também serão contemplados com armações e lentes.

Após a triagem prévia feita dentro das escolas, os educandos com alguma dificuldade de enxergar se submetem a exames específicos como refração, avaliação de fundo de olho e medida da pressão intra-ocular (tonometria). "Na primeira etapa, a principal alteração visual constatada foi a ametropia (necessidade de óculos), seguida de outras doenças como ceratocone, glaucoma, conjuntivite alérgica e viral e maculopatias". A ação aconteceu no Hospital Nossa Senhora Aparecida na manhã de hoje onde quase 200 alunos poderam ser avaliados e contemplados com os oculos que receberão em no maximo 40 dias em suas proprias casas. Estiveram presentes Coordenando essa ação a Coordenadora Pedagogica Célia Soares, a Secretaria da Saúde Elizabeth e os Professores das diversas escolas do Município.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.