6 de abril de 2015

Atleta de Passa e Fica é destaque na imprensa ESTADUAL

Maria Eloise mostra talento e representa muito bem sua terra Passa e Fica

Campeonato-interclubes-de-karate--WR--(27)
A atuação dos principais clubes de futebol do Estado – ABC, América, Alecrim e Globo – não fica restrito apenas aos gramados. Em parceria com universidades de Natal, viabilizada pela Federação Estadual de Karatê Amigos da Escola (FEKAEN), foi realizado neste sábado a primeira fase dos Jogos Interclubes de Karatê Esportivo. A competição agrega atletas de várias cidades do Rio Grande do Norte, que carregam o sonho de representar o estado em competições nacionais e internacionais.
Os Jogos Interclubes, que acontece no Clube dos Empregados da Petrobras, em Nova Parnamirim, servem de preparação para o Campeonato Norte-Nordeste de Karatê, que será realizado de 24 a 26 de maio, em Pernambuco. Os atletas que mais se destacarem irão representar o RN com quase todos os custos viabilizados pela FEKAEN.
“Serão 50 atletas que irão conosco para o campeonato em Pernambuco. Sem dúvidas, essa é uma grande oportunidade de nossos talentos serem revelados. Temos aqui jovens com grandes potenciais que só precisam de uma oportunidade”, comentou o presidente da Federação, professor André Calixta.
De acordo com André, a participação dos alunos nas competições também recebe um grande incentivo de universidades parceiras da Federação de Karatê. As instituições Maurício de Nassau, Estácio, Uni Facex e Fanec, por exemplo, concedem bolsas de estudos para os atletas de destaque.
“Nossa intenção é mostrar que a educação e o esporte podem transformar a vida dos jovens, afastando-os de situações de risco. Graças a essas parcerias com as universidades temos grandes atletas que possuem bolsas de 100% nos estudos, por exemplo”, comentou.
Com apenas 17 anos, Pablo Figueiredo cursa Educação Física na universidade Maurício de Nassau sem precisar pagar nada. “Graças ao Karatê e ao projeto da universidade conquistei uma bolsa que cobre 100% dos custos, me dando condições de me profissionalizar. Meu objetivo, além de conquistar muitos títulos mundiais, é de um dia poder retribuir tudo aquilo que aprendi com o Karatê. Quero ser professor”, afirmou.
A jovem Maria Eloise, de 15 anos, ainda não tem idade para cursar o ensino superior, mas já mostra o seu talento de outras maneiras. Moradora do município de Passa e Fica, ela já ensina 32 crianças em um projeto apoiado pela Prefeitura.
“Me dedico ao máximo para me destacar no esporte e fazer dele a minha profissão. Graças a FEKAEN, participo das competições e posso passar um pouco do que sei para outras crianças e jovens. Minha família não tem muitas condições financeiras e o Karatê é quem está me dando oportunidade de crescer”, declarou.
Para o professor André Calixta, a formação pessoal dos jovens atletas é o maior resultado de toda sua dedicação profissional. “Vê-los sair de condições ruins e crescer através do esporte é uma grande realização para mim. Agradeço o apoio das universidades e dos clubes de futebol, pois essa interação da educação com o esporte é fundamental no nosso trabalho”, destacou.
Com JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.