18 de novembro de 2015

Após surto de microcefalia, ministro da Saúde diz: "Sexo é para amadores, gravidez é para profissionais"

O País contabiliza 399 casos, a maioria identificada nos últimos três mesesEdmar Melo/JC Imagens/Estadão Conteúdo
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, classificou como "gravíssimo" o aumento de casos de microcefalia no Nordeste e não descartou a possibilidade de que o problema se alastre para outros Estados e para outros países, caso de fato seja comprovado que o problema está relacionado à transmissão vertical do zika vírus.
Considerada até então uma doença rara, a microcefalia aumentou de forma nunca vista na história recente. O País contabiliza 399 casos, a maioria identificada nos últimos três meses. Somente em Pernambuco, foram notificados 268 bebês com a má-formação, um indicador 29 vezes maior do que a média anual registrada no período entre 2010 e 2014, de 9 casos. Além de Pernambuco, casos foram identificados em Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Ceará e Bahia.
Questionado sobre os cuidados que devem ser adotados para gravidez em razão do aumento de casos de microcefalia no País, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, sentenciou: "Sexo é para amadores, gravidez é para profissionais". 
O ministro ressaltou a necessidade de o casal discutir com o médico a conveniência de uma gestação no momento em que se investiga a possibilidade de o zika vírus provocar no feto a má-formação. Se a decisão for engravidar, disse, o ideal é que todos os cuidados sejam adotados, tanto antes quanto durante o período da gestação.
Não há ainda como afirmar a causa do problema, mas a maior suspeita é a de que o súbito aumento tenha sido provocado pela infecção por zika vírus da mãe para o bebê, no período da gestação. Isso porque cerca de 80% das gestantes apresentaram nos primeiros meses febre, coceiras e manchas pelo corpo. Essa possibilidade foi reforçada nesta terça-feira (17), com a divulgação de um teste feito no líquido amniótico de dois fetos, na Paraíba. 

O ministro argumentou que, como não há literatura sobre o assunto, é preciso ter cautela para afirmar de forma categórica que o aumento de casos é fruto da infecção pelo zika, um vírus que chegou ao País neste ano, provocou epidemia no Nordeste e já está presente em 14 Estados, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo.

Em visita ao Brasil, a diretora da OMS (Organização Mundial da Saúde), Margaret Chan, afirmou que a entidade está acompanhando de perto a investigação que está em curso no País.

— Apesar de o achado de ontem ser de grande importância, é preciso continuar o trabalho. A ligação entre a microcefalia e o zika ainda não está determinada.
A diretora considerou incomum o aumento de casos da doença no País e avaliou que o Brasil está tomando todas as ações necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.