2 de junho de 2016

Contas de luz permanecem sem cobrança extra em junho, diz Aneel


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta terça-feira (31) que a bandeira tarifária permanecerá na cor verde em junho. Isso significa que não haverá cobrança extra nas contas de luz pelo uso de termelétricas.
Desde abril a bandeira tarifária está na cor verde. Com junho, portanto, serão três meses seguidos sem a cobrança extra na conta de luz.
A mudança foi possível principalmente por conta da melhora no armazenamento de água nos reservatórios das principais hidrelétricas do país durante o último período de chuvas (novembro a abril).
O sistema de bandeiras tarifárias começou a valer em janeiro de 2015. O mecanismo foi criado para permitir a arrecadação imediata de recursos para cobrir gastos extras com o aumento do uso de eletricidade produzida pelas termelétricas.
A energia de termelétricas custa mais caro que a das hidrelétricas porque é produzida pela queima de combustíveis, como óleo e gás natural.
Entre o final de 2012 e o início de 2016, foi preciso aumentar o uso das termelétricas no Brasil por conta da falta de chuvas, que deixou os reservatórios das hidrelétricas nos níveis mais baixos em anos.
Apesar de representar uma aumento imediato nas contas de luz, a cobrança da bandeira é vantajosa para os consumidores. A outra solução para cobrir esse custo extra seria que as distribuidoras pagassem num primeiro momento, mas elas depois teriam que ser compensadas com reajustes maiores nas tarifas, inclusive com cobrança de juros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.