6 de dezembro de 2016

Vídeo em Tacima mostra ação de quadrilha desarticulada no RN em que 5 morreram


Vídeo divulgado pela Divisão Especializada de Combate Ao Crime Organizado (Deicor), mostra a ação dos bandidos durante assalto a uma agência bancária na Cidada de Tacima PB, divisa com o RN. O vídeo mostra os criminosos chegando ao banco, arrombando a porta da agência e entrando. Ainda segundo a polícia, as imagens mostram a ação de integrantes da quadrilha desarticulada durante a operação deflagrada na noite de sábado (3) em São José de Mipibu, na Grande Natal.
Nas imagens é possível observar que dois carros chegam e param em frente ao banco. Com o rosto coberto por capuz e usando coletes à prova de balas, por volta das 2h da madrugada, mais de 15 homens descem dos veículos e em poucos segundos um grupo arromba a porta da agência. Os carros são manobrados para facilitar a fuga e ficam com as portas abertas, enquanto os homens seguem para o banco. Os ladrões estavam armados com metralhadoras e armas de grosso calibre.
O material apreendido pela Polícia Civil durante a operação realizada no sábado (3) e que terminou com cinco assaltantes mortos e dois presos, daria para explodir 20 bancos. A afirmação é do governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria, que nesta segunda-feira (5) participou de uma coletiva para detalhar a ação que desarticulou a quadrilha no RN.
O delegado geral da Polícia Civil disse que a quadrilha era uma das mais poderosas do Nordeste e agia com violência extrema. "A dinamite que foi apreendida com eles daria para explodir pelo menos vinte bancos", reforçou. A apreensão foi uma das maiores do Nordeste, acrescentou o delegado.
No local a polícia apreendeu 5 fuzis, 2 espingardas calibre 12, 1 submetralhadora 9mm, 9 pistolas, material explosivo pronto para uso, crack, balança de precisão, balaclavas, luvas, botas e centenas de munições de fuzis, pistolas e submetralhadora. Dinheiro e sete veículos também foram apreendidos, todos prontos para uso. Os carros eram clonados ou roubados.
Operação
A ação policial que terminou com os cinco criminosos mortos e dois presos foi coordenada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor). O objetivo era desarticular uma quadrilha especializada em explosões e arrombamentos de caixas eletrônicos. Com a chegada dos policiais, os criminosos reagiram e houve uma intensa troca de tiros. O confronto aconteceu no distrito de Pium de Cima, comunidade que fica na zona rural de São José de Mipibu. Os cinco homens baleados ainda foram socorridos ao Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim, mas não resistiram aos ferimentos.
A morte dos criminosos, segundo a polícia, pode ter motivado os ataques que aconteceram neste domingo (4) em Natal e Parnamirim.
Ataques
A delegacia atacada, a 7ª DP, fica no bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal. Os tiros também atingiram um carro da polícia, estacionado no local. Já no atentado ao ônibus, ocorrido no bairro de Passagem de Areia, em Parnamirim, a gravação mostra que os passageiros se desesperam ao serem surpreendidos pelos marginais. Pelo menos sete criminosos participam da ação. Os criminosos mandaram as pessoas descerem do veículo e atearam fogo. Esse ataque foi filmado pelos marginais. O vídeo circula em redes sociais. Na filmagem, os bandidos, por diversas vezes, gritam o nome da facção criminosa que reivindica o atentado.
Ninguém ficou ferido. O fogo foi logo controlado e o veículo levado para a Delegacia de Plantão da Zona Sul da capital.
Gilmar da Cruz da Silva, o Cural (Foto: Divulgação/Sejuc)Gilmar da Cruz da Silva, o Cural
(Foto: Divulgação/Sejuc)
Criminosos mortos
Um dos mortos pela polícia é Gilmar da Cruz da Silva, de 31 anos, mais conhecido como 'Cural'. Ele é apontado pela Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc) como um dos líderes da facção que reinvindica os atentados ocorridos neste fim de semana e que também foi responsável pelos ataques que aconteceram em várias cidades do estado no final de julho e começo de agosto. Na época, a instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária de Parnamirim, feita no dia 28 de julho, foi apontada pelo governo como principal motivação para os atos criminosos. Os principais alvos foram ônibus, carros, prédios da administração pública e bases policiais.
Os outros mortos são: Paulo Eduardo Lopes de Oliveira, o 'Pajé', de 44 anos, Francisco Canindé Jerônimo, de 35, e Antônio Ribeiro da Silva, 31, e Dirlando Coelho da Silva, cuja idade não foi confirmada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.