23 de agosto de 2017

Condenado por morte dos pais de Suzane Richthofen, Cristian Cravinhos deixa prisão

Condenado por morte dos pais de Suzane Richthofen, Cristian Cravinhos deixa prisão (Foto: Camilla Motta/ G1)
Cristian Cravinhos, um dos autores do assassinato dos pais de Suzane von Richthofen, deixou a penitenciária Doutor José Augusto Salgado, a P2 de Tremembé (SP), na tarde desta quarta-feira (23) após ser autorizado pela Justiça a cumprir o restante de sua pena em regime aberto.
A decisão, que beneficia Cristian Cravinhos, de 41 anos, é da Vara de Execuções Criminais de Taubaté. Segundo a portaria da unidade, Cristian deixou o presídio por volta das 15h50 em um carro preto, acompanhado de sua advogada. Ele estava no banco de trás do veículo, usando um boné.
A defesa de Cristian não informou para onde ele irá após a saída do presídio. Disse ainda que ele pretende "retomar a vida", trabalhar e que o crime é um "assunto passado". Uma empresa de São Paulo disse que já acertou a contratação dele. (leia mais abaixo)
O pedido de regime aberto foi feito pela defesa de Cravinhos no começo deste ano. Ele passou por um exame criminológico que foi concluído em março com parecer favorável. Mesmo assim, o Ministério Público pediu um exame ainda mais elaborado e aprofundado, que também foi favorável à progressão de regime.
Na época do crime, em 2002, o irmão de Cristian, Daniel Cravinhos, era namorado de Suzane. O trio planejou e assassinou Manfred e Marísia Richthofen na casa da família, na zona sul de São Paulo. Os pais de Suzane eram contra o namoro da filha com Daniel Cravinhos.
Suzane von Richthofen e os irmãos Daniel e Cristian Cravinhos de Paula e Silva foram submetidos a júri popular em 2006. Suzane foi condenada a 39 anos de reclusão em regime fechado e seis meses de detenção no semiaberto, além de multa; Daniel, a 39 anos e seis meses, no mesmo regime da ex-namorada. Cristian foi condenado a 38 anos e seis meses em regime fechado.
Eles estão presos desde 2002. Atualmente, Daniel e Suzane cumprem pena no regime semiaberto e também tentam a progressão de regime. Não há prazo para julgamento dos pedidos feitos pelos detentos.
No caso de Suzane, o pedido foi feito em junho e a defesa incluiu que ela, quando obtiver a progressão, terá uma vaga de emprego de costureira em uma confecção em Angatuba (SP) - cidade onde vive o namorado dela.
Suzane passou a cumprir pena em outubro de 2015 no regime semiaberto. Nele, ela já tem direito às saídas temporárias. Se for para o regime aberto, ela poderá deixar a prisão para viver em liberdade desde que tenha endereço fixo, trabalho e compareça em datas determinadas pela Justiça na Vara de Execuções Criminais (VEC).
Por nota, a Secretaria da Administração Penitenciária apenas confirmou que Cristian Cravinhos foi "posto em liberdade hoje mediante a Alvará de Progressão para Regime Aberto".

Trabalho

Uma empresa de construção civil de São Paulo confirmou que vai contratar Cristian para uma vaga de ajudante geral e disse que deve começar a trabalhar em breve, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30.
A firma disse que ele conseguiu a vaga por meio de um programa oferecido para egressos do sistema prisional.
No presídio de Tremembé, ele atuava na área de manutenção, como operador de trator. A defesa dele disse que Cristian pretende começar a trabalhar, mas não confirmou se será na empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.