30 de agosto de 2017

Para estudantes de todas as idades: confira o que o SESI oferece a você

O Serviço Social da Indústria (SESI) está conectado com as demandas sociais e do mundo de trabalho. Para isso, possui métodos pedagógicos adequados à idade e ao perfil dos diversos grupos de alunos sempre de olho na aplicação prática dos conteúdos ensinados.
1.  Educação continuada
Os cursos de educação continuada ofertados pelo SESI visam complementar a educação dos trabalhadores com formação de competências exigidas pelo setor industrial, como trabalho em equipe, inclusão digital, segurança e saúde no trabalho e promoção da saúde. As capacitações podem ser oferecidas presencialmente, nas unidades do SESI ou dentro das empresas, ou na modalidade de educação a distância. O SESI desenvolve programas educativos a gestores e a trabalhadores da indústria de forma geral.
 2. Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Interessados em completar a educação formal podem contar a EJA do SESI, cuja metodologia recentemente reformulada permitirá reduzir a grade horária com base na avaliação de conhecimentos prévios e com um currículo mais conectado à realidade profissional dos alunos. O currículo da Nova EJA prevê 20% de aulas presenciais e 80% a distância.
O projeto, realizado com o acompanhamento do Ministério da Educação (MEC) em regime de experiência pedagógica, já está em implantação nos estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins. Além disso, também está sendo desenvolvida a EJA Profissionalizante, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que oferece cursos de educação profissional em paralelo ao ensino médio.
3. Educação formal de crianças e adolescentes
O SESI conta com 583 escolas e é a maior rede de ensino privada do país, atendendo principalmente trabalhadores da indústria e seus dependentes. Além disso, a instituição foi destaque na Prova Brasil 2013, com notas maiores que as redes de ensino municipal, estadual e privada, ficando atrás apenas da rede federal. Os bons resultados são frutos do uso de métodos pedagógicos inovadores, como torneios de robótica e do SESI Matemática, que estimulam a prática do que se aprende em sala de aula. Além disso, pesquisa mostrou que a instituição também se destaca pela gestão escolar e experiência dos professores.
4. Torneio de Robótica
Coordenado no Brasil pelo SESI, o Torneio de Robótica First Lego League é aberto a times de escolas, clubes, organizações ou grupo de amigos de todo o país. A competição tem o intuito de apresentar a estudantes o mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção de robôs. Reunidos em times de dois a dez integrantes, os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras para desafios propostos pela equipe organizadora da iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.