6 de novembro de 2017

Candidato 'surta' e foge da sala com prova do Enem nas mãos antes do horário permitido, diz Inep

Capa do caderno de provas do primeiro dia do Enem 2017 (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)
Um candidato que participava doExame Nacional do Ensino Médio (Enem) fugiu com o caderno de provas, no domingo (5), antes do horário permitido, em Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o jovem “surtou” depois de pedir aos aplicadores explicação para uma das questões.
Conforme nota enviada pelo Inep ao G1, o fato ocorreu por volta de 17h05, mais de uma hora antes do horário em que era permitido sair da sala de aplicação com o caderno de provas - 18h30. O órgão afirmou que o caso configura um “descumprimento das regras do edital” e não caracteriza vazamento.
“O candidato surtou por conta de uma questão, queria que os aplicadores explicassem o quesito. Ao ser levado para a coordenação, insistiu na explicação. No momento que foi informado que seria eliminado, fugiu com a prova e com o cartão resposta”, diz o comunicado.
G1 entrou em contato por email, ainda no domingo, com Inep, para saber quais são as consequências do fato para o candidato e para os demais concorrentes, e aguarda um posicionamento do órgão.
As provas começaram pontualmente às 13h30, meia hora após o fechamento dos portões, às 13h. A aplicação do exame foi até as 19h, por conta da redação. Segundo o Inep, mais de 150 mil goianos fizeram as provas de domingo. O número representa 68,7% do total de inscrições no estado, de quase 220 mil pessoas.
Os candidatos que fizeram o exame em Goiânia afirmaram que a maior dificuldade das provas foram os longos enunciados das questões. No entanto, a maioria dos ouvidos pelo G1 elogiou o tema da redação, "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".
A pedagoga Valéria Assunção, de 32 anos, disse que achou a prova longa e com enunciados muito grandes. Sobre a redação, ela disse que ficou surpresa e esperava outro assunto, mas aprovou o tema escolhido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.