20 de abril de 2018

Aumento dos casos de gripe causa preocupação; saiba como se prevenir


Durante o período chuvoso, os casos de gripe em crianças, principalmente, são intensificados. A doença, causada por vírus, chega a ter sintomas severos.

”Em média, o tempo da gripe dura cerca de 7 a 10 dias sendo causada pelo vírus influenza e seus subtipos que podem levar o quadro a registrar febre, tosse, dores de cabeça, nos músculos e articulações”, explicou a pediatra Kallydya Pasqually.

A gripe tende a se complicar mais em crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade, podendo evoluir o quadro clínico.

Com os registros da gripe H1N1 no país, o alerta é reforçado. Em caso de febre acima de 39,5ºC e permanente, a recomendação é de procurar o atendimento médico.

Vacina H1N1

Segundo a pediatra do Hapvida, a gripe A, causada pelo vírus H1N1, causa sintomas mais intensos, sendo mais preocupante em idosos e bebês, por isso é um público ao qual a vacina é direcionada de forma mais insistente e gratuita.

Cuidados

Os cuidados que podem ser adotados para reduzir as chances de contaminação pelo vírus, ou mesmo transmissão para outras pessoas, são: lavar as mãos com água e sabão (principalmente depois de usar o banheiro); evitar tocar olhos, nariz ou boca após contato com superfícies onde há aglomeração; usar lenço ao tossir e espirrar.

Registros

No Brasil, foram registrados 286 casos de influenza até abril deste ano com 41 casos de óbitos. Entre os do tipo H1N1, 116 registrados com 16 óbitos. As informações são do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.