19 de abril de 2018

Governo do RN em parceria com a Prefeitura de Passa e Fica promovem capacitações para fortalecimento do Turismo do polo Agreste-Trairi


Para fortalecer o Projeto de Dinamização e Sustentabilidade Turística, desenvolvendo um novo destino desta indústria nos municípios de Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras, o Governo do RN, por meio da Secretaria de Turismo do Estado, viabilizado pelo Governo Cidadão, com o Acordo de Empréstimo do Banco Mundial, assina na próxima segunda-feira (23), às 10 h, no Ginásio Pepeuzão em Passa e Fica, o contrato para os cursos de capacitação no segmento turístico.

Os cursos oferecidos são de Elaboração de Roteiros Turísticos, Técnica de Guiamento em Geoturismo, Qualidade em Serviços Turísticos, Boas práticas na manipulação de alimentos, Controles gerenciais para a hotelaria, Turismo de aventura e Inglês para serviços Turísticos. No total, 180 pessoas serão capacitadas. Os cursos acontecerão de 23 de abril a 31 de outubro– serão ministrados, pelo Senac/RN.

A necessidade da capacitação foi identificada após um ano de análises e estudos que resultou num mapa de carências que mostra a baixa qualificação da mão de obra para prestação de serviços em geral, o amadorismo na operação de trilhas e outras atividades turísticas, a pouca utilização de tecnologias e práticas ambientalmente sustentáveis, a falta de atendimento à legislação sanitária e a deficiência na interpretação do patrimônio histórico e geológico.

“Situado num belo trecho do sertão nordestino, o Polo Agreste-Trairi atrai visitantes tanto pelo seu cenário magnífico como pelas demonstrações de fé e religiosidade de seu povo. Devido à beleza de suas serras, formações rochosas, trilhas e lajedos, a região é de grande interesse para o desenvolvimento do turismo de aventura e, por isso, vamos profissionalizar o Turismo desta região, tornando essas cidades, destinos turísticos aptos a receberem todo e qualquer turista”, explicou o secretário da Sethas e coordenador do Projeto Governo Cidadão, Vagner Araújo.

“Precisamos viabilizar esse roteiro de forma sustentável, com total envolvimento da comunidade para que o turismo cumpra seu fim que é a geração de emprego e renda. Para isso já realizamos encontros com empresários e produtores locais para montar estratégias de produção e distribuição dos produtos e agora iniciamos as capacitações”, contextualizou o secretário estadual de Turismo, Manuel Gaspar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.