O Banco do Brasil vai permitir que seus clientes façam o pagamento do
Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e outras taxas
cobradas pelo Detran, diretamente pelo WhatsApp. A transação passou a
fazer parte do rol de serviços de atendimento a clientes do banco por
meio do aplicativo de mensagens instantâneas.
Para efetuar o pagamento do IPVA e outras taxas, incluindo multas de
trânsito, o cliente do banco deve informar o código do Renavam, a placa
do veículo e o CPF do proprietário. A utilização do WhatsApp como um
canal de atendimento do BB requer o cadastramento prévio do telefone do
cliente em suas informações cadastrais registradas no banco.
A operação, por enquanto, só está disponível nos estados do Maranhão,
Pernambuco, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Nos demais estados,
o uso do WhatsApp deverá estar disponível nos próximos meses, após a
adequação de sistemas das secretarias de Fazenda com a tecnologia do
banco, informou a assessoria da instituição.
O atendimento pelo Whatsapp foi lançado para todos os clientes em
setembro de 2018, com opção para 14 transações. Em dezembro, o BB foi o
primeiro banco a permitir saque pelo WhatsApp. Com mais essa solução, já
são 16 transações que podem ser realizadas pelo aplicativo de
mensagens, incluindo rastreio de cartão, consulta de limite, extrato,
saldo e fatura do cartão, poupança e conta-corrente, além de recargas de
celular e transferências entre contas.
O banco informou que, em menos de quatro meses, já foram realizadas mais
de 100 mil transações (financeiras e consultas) pelos clientes via
WhatsApp. Os saques e transferências realizados por meio do aplicativo
são limitados até R$ 300.
Como funciona
A solução alia o uso da inteligência artificial, por meio de chatbot
(uma máquina que conversa com o cliente), e as mensagens são
criptografadas de ponta a ponta. Para acessar o Banco do Brasil no
WhatsApp é necessário salvar o telefone [+55] 61 4004 0001 no celular e
iniciar uma conversa. O aparelho e o número do cliente precisarão estar
cadastrados previamente.
Quando um serviço de informações, como solicitar um extrato de
conta-corrente, for solicitado pelo cliente, um código de confirmação
será enviado pelo banco via push ou SMS. Para as outras transações, os
clientes também deverão digitar sua senha. Depois, o cliente receberá
uma resposta confirmando a transação, tudo em texto. Se houver
necessidade de atendimento humano, o cliente passará a ser atendido por
um funcionário do BB.
A tecnologia de assistência virtual vem sendo utilizada pelo BB desde
2017, utilizando inteligência cognitiva. Segundo o banco, o chatbot
responde por meio de uma linguagem natural e aprende constantemente com
base nas interações dos usuários. "Após o lançamento do seu Assistente
Virtual, o Banco do Brasil aumentou 71% suas interações com os clientes
via mídias sociais", informou o BB.
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