7 de agosto de 2019

Palestra sobre Orçamento Público para alunos do Djalma Marinho prepara para a redação Jovem Senador



A escola Estadual Dep. Djalma A. Marinho realizou nos dias 05 e 06 deste mês palestras sobre o tema: Orçamento Público - Sua Participação tem Valor, tendo como palestrante o advogado Leonardo Lisboa.

O Orçamento público tem tudo a ver com o nosso dia a dia. Grande parte das receitas arrecadadas pelo governo saem do nosso bolso, direta ou indiretamente. Repassamos uma parcela do que ganhamos para o governo em forma de impostos indiretos, isto é, impostos que estão embutidos no preço das mercadorias e das tarifas de serviços públicos. Há também os impostos diretos, como o imposto de renda, que é pago por milhões de pessoas quando recebem o salário ou quando prestam serviços para uma empresa ou para outras pessoas.

O orçamento público transforma-se em lei após passar por um processo de ampla negociação, em que os governos federal, estadual e municipal deixam claro como pretendem gastar a curto e médio prazo os recursos arrecadados com impostos, contribuições sociais e outras fontes de receita. A elaboração do orçamento público é obrigatória a todos os níveis de governo.

A escola Djalma Marinho espera que a palestra do Advogado e Ex-Prefeito Leonardo Moreira Lisboa possa ter ajudado os alunos na preparação a cerca do tema desse ano da 9ª edição e ajude os jovens a despertar para a importância da questão orçamentária e o bom uso do dinheiro público em prol da população brasileira. O projeto tem por objetivo, ainda, estimular a compreensão de que todo cidadão está inserido no processo de movimentação de interesses públicos e que conhecer o sistema de contas públicas é fundamental para garantir um Brasil mais transparente e mais ético.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.