19 de agosto de 2012

2014: tudo conspira a favor do senador Garibaldi



Senador Garibaldi Alves Filho (PMDB).

Nos últimos dias aqui e acolá fala-se que o senador-ministro Garibaldi Alves Filho (PMDB) poderá concorrer ao governo do estado em 2014. O próprio já vem fazendo ensaios sobre isso sempre que pode nas suas falações à correligionários em tom de brincadeira, como costuma fazer.


Mas como a política é como um vício, quem tem na veia nunca mais deixa, não se deve descartar essa hipótese. Cedo pra falar sobre isso? Se perguntar a ele a pergunta será transformada em resposta. Só que política no Brasil se faz pensando na frente. Quando se tem eleição para prefeito, caso de agora, já começa-se a pensar na eleição para governador. Foi sempre assim e não será agora que vai ser diferente.

Tudo conspira a favor de Garibaldi. O PMDB, por exemplo, é o partido com maior número de candidatos nestas eleições municipais no estado. Na Grande Natal tem candidatura própria na capital – Hermano Morais – em Macaíba conta com Marília Dias, candidata a reeleição, e em Ceará Mirim, Ednólia Melo. Em Parnamirim apoia a reeleição do atual prefeito, Maurício Marques (PDT), e em São Gonçalo do Amarante a de Jaime Calado (PR). Vou ficar apenas na Região Metropolitana.

O que quero dizer com isso? Se estes candidatos saírem vencedores das urnas em 7 de outubro, ou pelo menos a maioria, o “projeto” de Garibaldi Alves Filho retornar ao governo tende a amadurecer. Na eleição de 2014 o senador Garibaldi Alves Filho não terá que concorrer a reeleição, pois que ainda tem mais quatro anos no Senado. Portanto, uma candidatura sua ao governo como começa a ser cogitada não está descartável.


Ionaldo Balbino / Regional Online



O único “empecilho” aí seria uma eventual candidatura do seu primo Henrique Eduardo Alves (PMDB) ao Senado, porquanto dois Alves numa mesma chapa majoritária – governador e senador – poderia não ser muito bem visto diante do eleitorado. Mas e daí? Henrique até lá deverá está como presidente da Câmara. Se estiver bem na foto pode concorrer ao Senado e Garibaldi ao governo. Nada impede. Seria uma chapa puro sangue.

Outra hipótese, e não menos provável, e isso também já vem sendo especulado, é que a deputada Fátima Bezerra (PT) poderia concorrer ao Senado e ser a companheira de chapa de Garibaldi, afinal, PMDB e PT são aliados no plano nacional e isso interessaria aos planos de Dilma Ruosseff, que tem hoje Garibaldi como um de seus ministros. Mas isso, por enquanto, não passa de conjecturas.

Os mais incautos não acreditam nesta possibilidade, mas não custa observar que Garibaldi Alves Filho já começa a dar sinalizações pra isso, e tudo conspira a seu favor. O desgaste da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o fato de Wilma de Faria (PSB), sua maior adversária política está sem mandato e, principalmente, a sua presença no governo Dilma como auxiliar direto de uma pasta – Previdência – onde, diga-se de passagem, vem conseguindo resultados favoráveis ao governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.