8 de julho de 2013

Novo caso de gravidez por estupro de menina de 13 anos


Foi divulgado no Chile um novo caso de gravidez de uma menina de 13 anos, estuprada pelo pai, após o depoimento de uma menor de 11 anos em situação similar, levantando a polêmica sobre a proibição do aborto no país.
Maria, de 13, sofreu abuso sexual do pai biológico desde os sete anos. Em outubro, nasceu o filho produto desse estupro, contou sua mãe, Marcela, à Televisão Nacional do Chile (TVN).
As duas decidiram tornar o caso público, depois de verem no noticiário do canal estatal na última quinta-feira o caso de "Belén", uma menina de 11 anos grávida de 14 semanas. Ela foi violentada pelo padrasto.
O pai de María "fazia tempo que vinha abusando dela, e a ameaçava. Ela não podia dizer nada a ninguém", contou Marcela, que soube da gravidez da filha, quando a levou ao médico. A adolescente apresentava sintomas, cuja origem ela não conseguia identificar.
O agressor foi preso após a denúncia da mãe. Depois de passar três meses em prisão preventiva, agora se encontra em liberdade provisória, à espera do julgamento.
"Decidimos ficar com ele (o bebê), porque aqui há apenas um culpado. Ele (o pai) é que tem de pagar. Ele continua livre e é óbvio que está fazendo mal a mais crianças", declarou Marcela ao canal público.
No caso de "Belén" (nome fictício, pelo qual a menor foi identificada), o padrasto foi detido na quarta-feira e confessou o delito. Ele está em prisão preventiva até o julgamento.
Ambos os casos reabriram o debate sobre a descriminalização do aborto no Chile, que o proíbe em todas suas formas, mesmo quando a concepção é fruto de estupro. O aborto terapêutico - em situações de inviabilidade do feto, ou de risco para a vida da mãe - foi permitido no país até 1989, quando a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) aboliu a prática.
Desde então, o Congresso não consegue chegar a um consenso sobre o aborto terapêutico no Chile, país com grande influência da Igreja Católica. Foi apenas em 2004, por exemplo, que o divórcio foi aprovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.