De acordo com pesquisa realizada pela
Mobile Time e a Opinion Box, com o patrocínio da Infobip, uma das
maiores plataformas próprias de mensageria e comunicação do mundo, 53%
dos usuários de WhatsApp no Brasil gostariam de fazer pagamentos e
transferências bancárias pelo aplicativo. Destes, 44% prefeririam ter
uma conta bancária criada pela plataforma, 37% gostariam de pagar com
sua conta bancária tradicional e 19% optariam pelo cartão de crédito.
“Esses dados mostram que estamos seguindo
a tendência do mercado oriental”, analisa Yuri Fiaschi, head of
Americas da Infobip. “Lá, as plataformas de mensageria se transformaram
em superaplicativos, nos quais é possível efetuar transferências
bancárias e, na sequência, solicitar uma refeição a um serviço de
delivery. É um mercado que ainda tem muito espaço para crescer no
Brasil, já que o WhatsApp começou a operar de forma comercial
recentemente.” Em agosto, o WhatsApp anunciou oficialmente que poderia
funcionar como canal de comunicação entre grandes marcas e seus
consumidores, muito embora o aplicativo já fosse utilizado dessa maneira
informalmente.
Usuários querem se comunicar com marcas via aplicativos de mensagem
O levantamento do Mobile Time também
revelou que a proporção de usuários ativos mensais (MAU) cresceu entre
janeiro e julho deste ano em comparação com a edição anterior dessa
pesquisa. No WhatsApp, o índice de usuários que conversam com marcas por
meio do aplicativo cresceu de 55% para 63% no período. Os concorrentes
Facebook Messenger (de 51% para 57%) e Telegram (de 48% para 55%) também
experimentaram o mesmo fenômeno.
A resistência do consumidor brasileiro em
se comunicar com marcas por meio de aplicativos de mensagem também
diminuiu. No WhatsApp, subiu de 53% para 60% o índice de usuários
abertos a receber mensagens promocionais na plataforma. No Facebook
Messenger, o aumento foi de 46% para 53%; no Telegram, foi de 48% para
54%. As principais finalidades de se comunicar com marcas via
aplicativos de mensagem são tirar dúvidas ou pedir informações, receber
suporte técnico e receber promoções.
“Esse levantamento reforça a mudança de
comportamento do consumidor brasileiro em relação à forma de se
comunicar com as marcas, ainda mais agora que o WhatsApp entrou no jogo
de vez”, comenta Fiaschi, “Embora essa mudança de comportamento seja
demorada, acredito que será um processo profundo e irreversível, visto
que as próximas gerações tendem a usar aplicativos de mensageria cada
vez mais para se conectar às marcas de sua preferência.”
Para a pesquisa, foram entrevistados
1.984 brasileiros que acessam a Internet e possuem telefone celular. A
margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais. Confira o levantamento
completo no portal: http://panoramamobiletime.com.br/
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