3 de setembro de 2018

Mais da metade dos usuários de WhatsApp querem pagar contas pelo app

De acordo com pesquisa realizada pela Mobile Time e a Opinion Box, com o patrocínio da Infobip, uma das maiores plataformas próprias de mensageria e comunicação do mundo, 53% dos usuários de WhatsApp no Brasil gostariam de fazer pagamentos e transferências bancárias pelo aplicativo. Destes, 44% prefeririam ter uma conta bancária criada pela plataforma, 37% gostariam de pagar com sua conta bancária tradicional e 19% optariam pelo cartão de crédito.
“Esses dados mostram que estamos seguindo a tendência do mercado oriental”, analisa Yuri Fiaschi, head of Americas da Infobip. “Lá, as plataformas de mensageria se transformaram em superaplicativos, nos quais é possível efetuar transferências bancárias e, na sequência, solicitar uma refeição a um serviço de delivery. É um mercado que ainda tem muito espaço para crescer no Brasil, já que o WhatsApp começou a operar de forma comercial recentemente.” Em agosto, o WhatsApp anunciou oficialmente que poderia funcionar como canal de comunicação entre grandes marcas e seus consumidores, muito embora o aplicativo já fosse utilizado dessa maneira informalmente.
Usuários querem se comunicar com marcas via aplicativos de mensagem
O levantamento do Mobile Time também revelou que a proporção de usuários ativos mensais (MAU) cresceu entre janeiro e julho deste ano em comparação com a edição anterior dessa pesquisa. No WhatsApp, o índice de usuários que conversam com marcas por meio do aplicativo cresceu de 55% para 63% no período. Os concorrentes Facebook Messenger (de 51% para 57%) e Telegram (de 48% para 55%) também experimentaram o mesmo fenômeno.
A resistência do consumidor brasileiro em se comunicar com marcas por meio de aplicativos de mensagem também diminuiu. No WhatsApp, subiu de 53% para 60% o índice de usuários abertos a receber mensagens promocionais na plataforma. No Facebook Messenger, o aumento foi de 46% para 53%; no Telegram, foi de 48% para 54%. As principais finalidades de se comunicar com marcas via aplicativos de mensagem são tirar dúvidas ou pedir informações, receber suporte técnico e receber promoções.
“Esse levantamento reforça a mudança de comportamento do consumidor brasileiro em relação à forma de se comunicar com as marcas, ainda mais agora que o WhatsApp entrou no jogo de vez”, comenta Fiaschi, “Embora essa mudança de comportamento seja demorada, acredito que será um processo profundo e irreversível, visto que as próximas gerações tendem a usar aplicativos de mensageria cada vez mais para se conectar às marcas de sua preferência.”
Para a pesquisa, foram entrevistados 1.984 brasileiros que acessam a Internet e possuem telefone celular. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais. Confira o levantamento completo no portal: http://panoramamobiletime.com.br/

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