23 de fevereiro de 2014

Vídeos: megaoperação da PM usa pelotão ninja, baixa o cacete, isola black blocs e prende 230


SÃO PAULO – O protesto Não Vai Ter Copa terminou com 230 detidos na noite de ontem, sábado, 22 - o maior saldo de prisões em manifestações. No centro de São Paulo, houve quebra-quebra e agressões feitas por manifestantes e por policiais militares. Os participantes do ato foram cercados e detidos pelos integrantes do pelotão ninja, o grupo de policiais especializados em artes marciais.

Protesto_Epitacio_PessoaOs policiais apanharam os manifestantes com golpes de artes marciais, como o chamado “mata leão”, e desferiram golpes de cassetete. Eles retiravam um a um os manifestantes do meio do grupo. Até uma mulher sem máscara foi imobilizada pelos PMs e jogada ao chão.
A ação dividiu os manifestantes em dois grupos. Uma parte deles, formada principalmente por black blocs, correu para o Viaduto do Chá, quebrando lixeiras, depredando duas agências bancárias e orelhões. Também atacaram PMs com paus e garrafas. O segundo grupo voltou à Praça da República, local de origem do protesto, e caminhou pacificamente para a Rua da Consolação.
Todos foram obrigados a aguardar sentados a chegada de cinco ônibus que os conduziram a 7 delegacias, onde foi feita uma triagem para que a polícia decidisse quem seria autuado em flagrante – entre os detidos, havia cinco jornalistas que estavam trabalhando.
Mais tarde, a PM deteve mais 50 pessoas no Vale do Anhangabaú, entre elas uma repórter. Segundo a PM, os manifestantes detidos tinham máscaras, sprays, estilingues, bolas de gude e correntes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.