24 de setembro de 2015

Campanha 'Setembro Dourado' alerta para câncer infantojuvenil em Passa e Fica


A Prefeitura de Passa e Fica promove, em parceria com a equipe das Secretarias de Saúde e Educação, e demais Órgãos de Saúde, a Campanha 'Setembro Dourado'. O Prefeito Pedro Lisboa esteve presente na manhã de hoje no lançamento da campanha na maior CRECHE Municipal e com ele profissionais de Saúde e de Educação comporão a equipe que atuarão no decorrer dessa importante campanha.

A campanha tem o objetivo de despertar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. O lançamento da campanha a nível Municipal aconteceu na manhã de hoje (24) no Centro de Educação Infantil Noilde Ramalho, com a apresentação da campanha para pais e mestres.

Está prevista a distribuição de materiais como panfletos,  cartazes, adesivos de carro e adesivos de vitrine. Nas unidades municipais de saúde, serão realizados diversos serviços com o objetivo de promover a integração dos profissionais com a comunidade e de levar ações educativas de cidadania e lazer. O enfoque será no tema do Setembro Dourado: a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.

A prefeitura vai oferecer ações desenvolvidas pelas secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (SME), nas escolas ações semelhantes para conscientizar a todos. No decorrer do mês, outras atividades referentes à campanha acontecem.

Câncer infanto-juvenil

O câncer já representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no Brasil. Segundo os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no país anualmente são mais de 10 mil casos novos de câncer registrados nessa faixa etária, sendo em torno de 150 só no Rio Grande do Norte.

A campanha visa conscientizar sobre a existência do câncer entre crianças e adolescentes, divulgando por meio de ações educativas e preventivas os principais sinais e sintomas da doença ao maior número de pessoas, visto que dentre os casos diagnosticados, muitos são encaminhados aos centros de tratamento com a doença já em estágio avançado.

Para o câncer infantojuvenil não há uma causa específica em que se possa atuar prevenindo. Os tipos mais frequentes de câncer na infância são: a leucemia (câncer da medula óssea), os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (tumores do sistema linfático). Porém, há outros tipos de câncer nessa faixa etária.
Atualmente, a ciência ainda não identificou fatores de risco para o câncer infantojuvenil. Por não existirem exames diagnósticos de triagem (como medida preventiva), os sinais e sintomas são essencialmente importantes para o diagnóstico precoce. Assim sendo, pais, avós, cuidadores, professores, médicos, dentistas e todos que assistem às crianças devem estar atentos a sinais e sintomas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.