9 de janeiro de 2018

Chuva na Paraíba enche rios, causa temporal e moradores se assustam com queda de granizo

Uma chuva de granizo atingiu a zona rural de Conceição, no Sertão da Paraíba. O fenômeno ocorreu no final da tarde desta segunda-feira (8). Eufóricos, moradores do sítio Alto Quente, localizado na região de Mata Grande, registraram o fenômeno por meio de vídeos e espalharam pela rede social. Houve registro de chuvas em várias cidades do interior paraibano.
De acordo com especialistas no assunto, a chuva de granizo ou “chuva de gelo”, como é popularmente conhecida, ocorre quando uma nuvem se desenvolve de forma vertical e em seu topo forma cristais de gelo. “As nuvens crescem entre 10 e 12km de altura, e devido a baixa temperatura tende a cair em forma de gelo”, explicou um especialista.
“Foi muito lindo, um cenário formidável, encantador. Foi muito gelo, mudou a paisagem do sertão, uma coisa que nunca se viu aqui em Conceição. Um friozinho gostoso chegou de vez”, explicou um morador do sítio Alto Quente, que registrou o fenômeno.
“Oww Glória a Deus, pedra de gelo, pedrinha de gelo”, vibrou outro morador.
Conforme especialistas, em regiões mais altas, como no caso do Distrito de Mata Grande, a distância entre as nuvens é menor, tornando possível a percepção do fenômeno natural.
Barra de São Miguel
Moradores de Floresta, Distrito de Barra de São Miguel, e de Boqueirão registraram com alegria a consequência das chuvas que caíram na região, nas últimas horas.
De acordo com informações da Aesa, a chuva já estava sendo esperada, já que a região está na pré-estação chuvosa. As chuvas neste período são boas, de acordo com o órgão, para a recarga dos reservatórios, pois deixam o solo úmido, facilitando a passagem da água com as chuvas da estação.
O prefeito Romero Rodrigues (PSDB), usou suas redes sociais para comemorar a chegada da chuva em Barra, na região localizado na Região Geográfica Imediata de Campina Grande.
“Bênçãos de Deus, chuva na comunidade de Floresta no Município de Barra de São Miguel, segue para Açude de Boqueirão!!!”, disse em sua conta oficial no Instagram.
No vídeo, é possível ver o rio formado pelas águas da chuva que, de acordo com Romero, devem desaguar no Açude de Boqueirão, que abastece, além de Campina Grande e Barra de São Miguel, também Boqueirão, Queimadas, Pocinhos, Caturité, Riacho de Santo Antônio.
AESA
De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a chuva já estava sendo esperada, já que a região está na pré-estação chuvosa. “São esperadas chuvas dentro da média histórica no Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão”, revela o órgão.
Segundo o setor de Monitoramento e Hidrometria da instituição, os últimos seis anos foram de chuvas abaixo da média histórica na maior parte da Paraíba. A estiagem de 2017 foi provocada, principalmente, pelas condições do Oceano Atlântico e a influência do fenômeno El Niño.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.