29 de março de 2012

Prazo de revisão cadastral do Bolsa Família termina hoje


Os beneficiários do Bolsa Família precisam ficar atentos para o término do prazo para atualização cadastral. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou até hoje (29) o prazo para atualização cadastral do Programa Bolsa Família. “Infelizmente, até esta data determinada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, quem não realizar o procedimento terá o benefício cancelado”, alerta Gabriela Janilly, coordenadora municipal do Cadastro Único da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

"Vale lembrar que as famílias que não realizaram a atualização cadastral até dezembro de 2011 já tiveram seus benefícios cancelados agora em janeiro de 2012. Neste momento, estamos dando o último prazo para que cerca de três mil famílias nos procurem na Unidade do Bolsa Família nas Quintas para regularizarem a situação", enfatiza a coordenadora.

A revisão consiste na verificação periódica das informações socioeconômicas dos registros cadastrais das famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, com vistas a avaliar o atendimento das condições de elegibilidade para continuidade do recebimento dos benefícios financeiros do programa. (Art.1º da Portaria GM/MDS Nº 617/2010). “A Revisão Cadastral é voltada para famílias cujos cadastros estejam desatualizados há mais de dois anos”, declara a coordenadora municipal do Cadastro Único.

As famílias que fizeram a revisão recentemente também devem ficar atentas. “Também estão incluídas nessa revisão as famílias que mudaram de endereço, de renda ou de número de componentes familiares, as crianças que mudaram de escola, dentre outros”, explica a coordenadora.

A coordenadora ainda faz um outro alerta. "As famílias que realizaram a atualização cadastral em 2011 e mesmo assim tiveram o benefício bloqueado no mês de janeiro devem nos procurar com urgência para que possamos ajudar na normalização dos casos", explica.

É importante o membro responsável pela família se dedicar a esse processo, pois somente os cadastros atualizados permitem acesso às iniciativas que utilizam o Cadastro Único para a identificação de beneficiário, tais como Carteira do Idoso, Bolsa Família, Isenção em taxa de inscrição de concurso público, ProJovem Adolescente, Programa Minha Casa Minha Vida, Programa Cisternas, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada - BPC, Passe Livre e Aposentadoria para Donos de Casa.

Para atualizar os dados no Cadastro Único é necessário se deslocar até o prédio do Programa Bolsa Família/Cadastro Único, localizado na Avenida Bernardo Vieira, nº 570 – Quintas (em frente ao Vale do Pará). Os beneficiados deverão apresentar os seguintes documentos: identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência – todos originais. Das crianças com até seis anos, é necessário a certidão de nascimento original. Para as crianças maiores de seis anos, além da certidão, é preciso ainda apresentar a declaração escolar. “Devem ser apresentados os documentos de todos os residentes do domicilio, independentemente do grau de parentesco”, ressalta a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.