21 de março de 2012

Provinha Brasil deve ser modificada para avaliar a qualidade da alfabetização


O modelo atual da Provinha Brasil deve ser modificado para servir de instrumento para aferir a alfabetização dos alunos do ensino fundamental – crianças até oito anos. A avaliação serve para diagnosticar o nível de aprendizado dos estudantes. E a intenção do governo é usá-la no programa Alfabetização na Idade Certa, que deve ser lançado em breve.
A modificação da Provinha Brasil foi anunciada nesta segunda-feira, 19 de março, pelo ministro da Educação (MEC), Aloizio Mercadante. A avaliação é aplicada desde 2008 aos alunos do 2º ano do ensino fundamental.
De acordo com o ministro, o objetivo é garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos. Para isso, ele reconhece que é necessário estabelecer parcerias com as redes municipais de ensino, responsáveis pelas escolas de educação básica.  A intenção do governo é implantar as modificações na edição de 2013.
PadrãoPara o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, a iniciativa é boa, mas deve seguir o mesmo padrão da prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), elaboradas e aplicadas pelo MEC a cada dois anos.

Com isso os resultados passam a ser conhecidos, o que facilitaria para os próprios Estados e Municípios trabalharem em cima dos resultados de forma a buscar ações que viabilizem a efetiva alfabetização dessas crianças.

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