9 de janeiro de 2014

Morre em Natal nesta madrugada, aos 71 anos, ex-senador João Faustino

João Faustino faleceu nesta madrugada. Foto:Divulgação
João Faustino faleceu nesta madrugada. Foto:Divulgação
 Jean Valério
Editor

Morreu na madrugada desta quarta-feira, o ex-senador João Faustino. O Rio Grande do Norte perde um dos grandes atores da cena política local, além de figura humana incrível, homem muito querido pelos amigos.
Ontem à noite um familiar me informou que ele estava na praia e sentiu-se mal. Pensaram tratar-se de uma pneumonia. Realizou exames e diagnosticou-se quadro de leucemia. Foi internado no Hospital do Coração na segunda-feira. João seria transportado hoje, numa UTI Móvel, para São Paulo. No Hospital Sírio Libanês, tentaria a cura. Não deu tempo.
João Faustino era professor universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte aposentado. Nas décadas de 70 e 80, deixou as salas de aula para entrar na vida pública. Exímio articulador, bom de atuação nos bastidores, participou de todas as últimas eleições no Rio Grande do Norte.
HISTÓRICO – João militou no movimento estudantil, foi presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Norte. Foi professor titular da UFRN. Foi diretor da antiga Escola Técnica Federal, atual IFRN. Foi secretário de Educação do município de Natal entre 1971 e 1972, Secretário de Estado de Educação do Rio Grande do Norte entre 1975 e 1979. Em 1978 elegeu-se pela primeira vez deputado federal, pelo ARENA. Seria reeleito em 1982 e novamente eleito em 1990. Em 1986 concorreu ao Governo do Rio Grande do Norte pela aliança popular, composta pelos candidatos ao senado Jose Agripino Maia e Lavousier Maia (João, Lavo e Jaja), sendo derrotado pelo candidato do PMDB, Geraldo Melo. Entre 1999 e 2002 exerceu cargos na Presidência da República. Eleito em 2002 como 1º suplente do senador Garibaldi Alves, exerceu o mandato entre 15 de julho e 12 de novembro de 2010. Com a licença de Garibaldi para assumir o Ministério da Previdência, voltou a exercer o cargo em 1º de janeiro de 2011, concluindo no dia 31 do mesmo mês. Em 2010, foi eleito novamente 1º suplente, desta vez do senador José Agripino Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.